terça-feira, junho 12, 2012

Visite a Exposição Meu Meio

 Clique para aumentar e ler
 
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com 

Recebi um e-mail da Marta Porto divulgando a exposição "Meu Meio". Trabalhei com ela e equipe da X Brasil na produção executiva dos livro e exposição "Nós do Morro, 20 Anos", no Espaço FURNAS Cultural no Rio de Janeiro e na produção executiva do Seminário Rede Cultura Jovem em Vitória, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

Segue o release da exposição


Exposição Meu meio

Projeto internacional, coordenado por Marta Porto, tematiza a delicada relação entre homem e meio ambiente, com mostra imersiva e ações de ativismo midiático, integrando artistas, curadores e designers de renome nacional.

Inaugurando o novo espaço reformado do Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 13 de junho, Meu Meio projeta espaços cenográficos imersivos. A exposição aborda quatro temas: CORPO, FLORESTAS, ÁGUA, CIDADES e 2 eixos: EQUILÍBRIO E EFEITO BORBOLETA e conta com a participação dos artistas Carlos Nader, Angelo Venosa, Leandro Lima e Gisela Mota e a curadoria de Marcello Dantas.

Com o selo da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio +20, Meu Meio estará aberta ao público de 15 de junho a 12 de agosto, com uma intensa programação, que inclui a Arena Nosso Mundo, onde entrevistas, depoimentos e conteúdos interativos estimulam o ativismo do público, em especial das crianças e jovens.

A mostra foi criada como plataforma exploratória lúdica. Ao entrar no ambiente de Equilíbrio, o visitante é desafiado a ficar em pé em pranchas que representam elementos da natureza. Ali, ele se depara com a responsabilidade de se manter em harmonia com o meio e notar que um simples movimento pode desequilibrá-lo.

Em “Efeito Borboleta”, o desafio do visitante é desviar de raios laser coloridos, pisando sobre o mapa mundi e sendo confrontado com os problemas dos dias atuais: os refugiados, a escassez de água, os problemas de saúde e bem estar das populações urbanas e rurais, o consumo exacerbado e o lixo.

BIBLIOTECAS PARQUE NA MOSTRA MEU MEIO

Através da parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, as Bibliotecas Parque de Manguinhos e Rocinha participam da Mostra Meu Meio, edição especial Rio+20, com uma programação especial.

Meu Meio é a segunda edição do projeto Marco Universal, desenvolvido desde 2007 com apoio do Centro de Informações das Nações Unidas e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Idealizado pela XBrasil - Marta e Cláudia Porto, Daniel de Souza e Orlando Thomé - e pelo estúdio Plano A, é uma série artística que une a diversidade das linguagens audiovisuais a temas de apelo universal.

Fonte: http://www.rio20.rj.gov.br/oestadonorio20.asp?ident=111&cod=2#basic-modal



********************************************************************************

Comemorando a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro "Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos anteriores.




********************************************************************************


* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.

É um profissional que gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a novas propostas e convites. 

Aprender, enfrentar desafios com otimismo e bom humor e trabalhar com pessoas de todas as classes sociais são suas marcas pessoais. Saiba mais

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: