segunda-feira, junho 11, 2012

Como encontrar trabalho no setor cultural

alebarreto@gmail.com 

O título deste texto também pode ser “como achar trabalho na cultura”, “como buscar trabalho na área cultural”, “como arrumar um emprego cultural”, etc.


Algumas dicas que podem contribuir com a sua busca.


Dica número 1: defina se você quer trabalho remunerado ou trabalho voluntário
Ao responder esta pergunta você economiza tempo. É muito mais rápido encontrar trabalho voluntário do que encontrar trabalho remunerado.


Dica número 2: avalie tudo o que você sabe fazer e o que você está disposto a fazer
Ao responder esta pergunta você terá clareza sobre todos os recursos que você tem disponível para utilizar na elaboração de um currículo e na participação em processos seletivos (entrevistas, dinâmicas de grupo, etc.).

Dica número 3: pesquise que organizações (microempreendedores, empresas de pequeno e médio porte,grandes empresas, etc.) possuem funções de trabalho similares ao que você sabe fazer.
Esta pesquisa pode ser feita pela internet e também utilizando dados e informações de sua rede natural de contatos (parentes, amigos, vizinhos, colegas de escola, curso técnico ou faculdade, colegas e ex-colegas de trabalho).

Dica número 4: descubra como as pessoas são contratadas nestas organizações.
Algumas recebem indicações. Outras empresas iniciam o processo seletivo via cadastro em portais na internet.

Dica número 5: elabore um currículo que comunique o que você quer fazer.
Tendo definido se quer trabalho remunerado ou voluntário, o que você sabe (já estudou e já praticou), o que está disposto a fazer, o tipo de organização que você está procurando e como geralmente as pessoas são contratadas nestas organizações, você terá possibilidade de elaborar um currículo que ao ser recebido terá mais chances de despertar a atenção de quem faz a seleção.

Se você tem mais dicas que funcionam, compartilhe!
 



********************************************************************************

Comemorando a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro "Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos anteriores.




********************************************************************************


Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do SulSuas competências profissionais vem sendo construídas através da experiência com artistas independentes, coletivos de arte (Coletivo Tarrafa e Bataclã FC), movimentos sociais (Software LivreFórum Social Mundial), eventos (Opus Promoções), shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), shows internacionais (Avril LavigneSteel Pulse), festivais (Claro que é Rock, "IBest Rock", Live n´ Louder), grupos culturais (Nós do MorroInstituto Ensaio Aberto), espetáculos de teatro (Os Dois Cavalheiros de VeronaMachado a 3x4 e Missa dos Quilombos), projetos sociais (Sistematização de Experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços popularesRebelião CulturalNós do Morro 20 Anos), redes (Rede Acreana de CulturaSolos Culturais - Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas), atividades formativas (Aprenda a Organizar um ShowAprenda a Produzir um Artistaaula na SP Escola de TeatroPresença Digital SaudávelPrograma Produtor Cultural IndependenteSemana de Gestão e Políticas Culturais), espaços de discussão e reflexão (Música e AçãoObservatório Criativo), OSCIP (Observatório de Favelas) e gestão de carreiras artísticas (foi empresário da banda Pata de Elefante em 2007, proponente do grupo no programa Rumos Música 2007-2009 do Itaú Cultural e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil).

Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.

É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

Nenhum comentário: