quinta-feira, junho 28, 2012

Um abraço para todos os amigos!

 O que dirão os consultores de imagem sobre esta foto...


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



Gente, hoje me dei uma licença especial. O assunto tem haver com produção cultural. Mas tem mais haver com a transformação que assumir o risco de aprender produção cultural produziu em minha própria vida. Se eu me perder um pouco no texto, relaxem. Ele não tem nenhuma pretensão literária. Na verdade ele só tem uma pretensão: dar um abraço em todos os amigos.

Há quase dez anos atrás, decidi começar a fazer produção. Na época, me parecia que tratava-se apenas de uma mudança profissional. Nem desconfiava que havia começado uma mudança maior: a mudança do meu estilo de vida. Sem manual. Sem regras pré-definidas. E sem certeza nenhuma.

Lentamente mudaram os objetos do meu quarto. Começaram a aparecer mais Cds, DVDs, livros, revistas. Agora tem bastante arquivo de música em mp3. As gravatas e ternos começaram a ir embora. Só tenho um terno hoje, que é usado quase sempre com tênis (terno com tênis é outra mudança).

Os percursos mudaram. Antes, meus deslocamentos eram de casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade, da faculdade para casa. Livrarias, cafés, shows, espetáculos de teatro passaram a fazer parte dos meus deslocamentos.

As tribos. Haviam três: família, trabalho e faculdade. Depois comecei a experimentar a andar também pela tribo das pessoas do meio cultural e artístico. Hoje, ando em todas as tribos anteriores e circulo livremente por outras tribos.

O ambiente. Morava no sul do Brasil. Hoje moro no sudeste, no Rio de Janeiro.

A cidade. Morava no centro de Porto Alegre. Hoje moro no Morro do Vidigal.

A alimentação tá mudando. Esta é mais difícil. Gaúchos adoram uma carne vermelha. Mas minha amiga Graça dos Prazeres, chef de cozinha e excelente ser humano, conseguiu me fazer experimentar uma alimentação com novos sabores.

Os padrões. Já pensei mil vezes sobre as coisas que a maioria das pessoas ocupa o seu tempo pensando: comprar uma casa, ter um carro, casar, ter filhos, juntar dinheiro. Hoje estas questões não são mais centrais. Moro num apê alugado pertinho do mar. Ando com minhas pernas e utilizo van, ônibus, metrô e avião. Sou livre para ter amigas mulheres e solteiro para namorar. Tenho pensado bastante sobre os filhos. Deve ser bem bacana aquela confusão de criança em casa. Mas não estou mais preocupado que a criança tem que obrigatoriamente ter o meu sangue. Acredito que vou acabar adotando alguém. Ou adotando vários. Bom, aí vou ter que trabalhar forte na captação de recursos, pois a “produção família” exige um bom orçamento.

Mudar meus percursos, meus espaços, transitar por tribos, mudar de ambiente e espaço na cidade, mudar a alimentação, experimentar novas formas de viver a vida sempre me ensina o quanto a nossa vida melhora quando assumimos a produção dela.

Hoje que estou completando 40 anos, agradeço aos que estão comigo, aos que colaboram (e até aos que atrapalham) e convido a todos para cada vez mais assumirem a produção da sua vida. Esta é a nossa maior produção.

Aonde você estiver, escute em sua mente uma música que você gosta, erga um copo ou taça da bebida que você prefere, feche os olhos e receba o meu brinde:

um abraço para todos os amigos! Muito obrigado! Saúde!”

:)


********************************************************************************

Comemorando a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro "Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos anteriores.


Texto "Uma viagem que mudou minha vida"


Texto "Lembrei que gostava de música"


********************************************************************************




* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.


É um profissional empreendedor que gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a novas propostas e convites.


Aprender, enfrentar desafios com otimismo e bom humor e trabalhar com pessoas de todas as classes sociais são suas marcas pessoais. Saiba mais


(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Um comentário:

estética de rodoviária disse...

essa tragetória...é muito bonita..é lindo ver pessoas tomando decisões acertadas!