quarta-feira, junho 27, 2012

British Council Brasil participa do congresso “Communicating the Museum” em Nova Iorque e prepara-se para implantar no Brasil um programa de Desenvolvimento de Museus



Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com




Há poucos dias, recebi informações de Ana Signorini, gerente de mídia e relações públicas do British Council, que Lucimara Letelier, Diretora Assistente de Artes do British Council Brasil, foi convidada a participar como primeira palestrante brasileira do congresso Communicating the Museum, que acontece desde 2000 na Europa, e este ano acontecerá em Nova Iorque entre 27 e 29 de junho, integrando 2500 profissionais de museus de mais de 40 países. São notícias que devem ser olhadas com muita atenção.
 
Lucimara Letelier é uma profissional que vem contribuindo de forma significativa com a um novo olhar sobre a atividade de captação de recursos, muito mais amplo que a ideia de lobby ou venda de patrocínio. Ela acredita em desenvolvimento e gestão. Eu também.

O British Council, em parcerias com museus e órgãos de governo, prepara a implantação de um programa que vai além da circulação de exposições. Trata-se de uma ação de longo prazo. Também acredito em longo prazo.


Leia abaixo as informações na íntegra.


[início do e-mail]


O Brasil será representado pela primeira vez no principal Congresso Internacional de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Institucional de Museus

Lucimara Letelier, Diretora Assistente de Artes do British Council Brasil, foi convidada a participar como primeira palestrante brasileira do congresso Communicating the Museum , que acontece desde 2000 na Europa, e este ano acontecerá em Nova Iorque entre 27 e 29 de junho, integrando 2500 profissionais de museus de mais de 40 países.

"Será uma oportunidade ímpar de debatermos com os principais museus do mundo sobre qual a realidade brasileira neste setor e a crescente relevância dos museus no Brasil por seu papel fundamental na formação da nova identidade nacional", diz Lucimara. O British Council implantará no Brasil, de 2013 a 2016, um programa de Desenvolvimento de Museus, em parceria com diversos museus e orgãos do governo e optou por ampliar o debate, convidando o Instituto Inhotim e a Fundação Roberto Marinho para fazer parte do painel "Brazil is moving fast: how will museums catch up?".

"A partir de cases brasileiros contextualizados neste momento único no qual convivem nos museus a imensa classe média, os turistas e a classe alta em expansão, debateremos como os museus são canais de inclusão social e educação informal engajando os cidadãos brasileiros que seremos daqui em diante. Com o "boom" de novos museus no Brasil (e vários em revitalização) fica o desafio de reposicionamento de suas marcas e capacidade de comunicar para atrair e manter o público presente!"

Os intercâmbios de experiências neste congresso pretendem integrar o Brasil à principal rede de museus que debate este tema.  Por esta razão, Lucimara acredita que "poderemos construir programas de colaboração futuros, como este do British Council que vai além da circulação das exposições e cria relações de longo prazo entre museus-pares que valorizam o que há de melhor na experiência de cada país e por isto investem em capacitação de suas equipes com aprendizado mútuo e duradouro."

O painel do Brasil no Congresso será aberto por Julien Anfruns, Diretor Geral do ICOM (International Council of Museums), principal organização internacional representante dos museus no mundo, cuja Conferência anual em 2013, acontecerá no Brasil, Rio de Janeiro.

----------------------------------------------------------------------------

Detalhes sobre o painel brasileiro no Congresso:

(www.communicatingthemuseum.com)

CTM12 - The World is Changing: How will museums adapt?
Brazil is moving fast – how will museums catch up?

Speakers:
Lucimara Letelier, Assistant Director, Arts, British Council Brazil  - Chair
Renata Salles, Project and Sponsorship Director, Inhotim Institute
Hugo Barreto, Fundação Roberto Marinho, Executive Secretariat


Ana Signorini| Media & Public Relations Manager
[fim do e-mail]


********************************************************************************

Comemorando a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro "Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos anteriores.


Texto "Uma viagem que mudou minha vida"


Texto "Lembrei que gostava de música"


********************************************************************************




* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.


É um profissional empreendedor que gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a novas propostas e convites.


Aprender, enfrentar desafios com otimismo e bom humor e trabalhar com pessoas de todas as classes sociais são suas marcas pessoais. Saiba mais


(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: