segunda-feira, maio 07, 2012

Você sabe o que é produção cultural colaborativa?

Arte: Léo Guedes



Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com




Amigos, recebi do meu amigo Pedro Jatobá uma notícia muito bacana sobre o trabalho de produção cultural colaborativa que ele desenvolve com várias pessoas. Segue a transcrição na íntegra.




[início da transcrição]


"Produtora Colabor@tiva.PE ocupa a Expoidea com oficinas de Cultura Digital e Economia Solidária"


Coletivo formado por Pontos de Cultura troca serviços culturais com artistas, e registra suas apresentações com a colaboração dos alunos das oficinas da feira que acontece de 8 a 13 de maio, no Recife


Matéria de João Paulo Seixas/Jornal iTeia


Formação colaborativa com a prática na produção cultural solidária. É nesse tema que as engrenagens do coletivo cultural fomado por Pontos de Cultura de Pernambuco irão atuar durante a Expoidea 2012, que acontece de 8 a 13 de maio no Bairro do Recife. A Produtora Colabor@tiva.PE ressignifica as formas e os modelos do “fazer cultural” em um processo onde o agente mais importante é o artista, os seus produtos viram a moeda corrente e o seu registro cultural é feito com ferramentas livres pelos colaboradores das oficinas realizadas. É nesse ciclo sustentável e criativo que o coletivo realiza as oficinas de Filmagem e Edição de Vídeo, Fotografia, Captação e Edição de Áudio, Design e Artes Gráficas, Streaming, Hipervídeo, Jornalismo Colaborativo, Rádio Comunitária e Web Rádio, e com a instalação do Palco Livre prometem ocupar a Rua da Moeda.


Com inscrições encerradas, as oficinas, que se destacam de outras capacitações por difundir o uso de Softwares Livres, irão acontecer na Rua da Moeda (Nº 122 – em cima do Bar e Restaurante Cara ou Coroa) e apresentam novidades para a edição 2.0 da feira do futuro. A formação da Colabor@tiva.PE recebe o apoio do coletivo Jardim.in (RJ) e aumenta o leque de oficinas e produtos oferecidos aos artistas em relação a edição anterior da Expoidea com as capacitações de Hipervídeo (vídeo interativo na WEB - http://jardim.in/hipervideo/) e Streaming em HTML5 (transmissão ao vivo pela WEB). “Acho fundamental, como prática de convivência em todos os aspectos da vida, a colaboração e o compartilhamento. Na verdade, nós da Jardim.in (http://jardim.in/) e outros grupos como Estúdio Livre (http://estudiolivre.org/) e Iteia (http://www.iteia.org.br/), acreditamos que o modelo de produção em Software Livre é uma expressão dessa prática e produtor de novos modos de existência e de uma nova sociedade”, diz o representante da Jardim.in Giuliano Djahjah, que ministra a oficina de Streaming.


Um dos sucessos da edição de 2010 da feira foi o Palco Livre, sediado na Torre Malakoff, local onde também aconteceram as oficinas da produtora naquele ano. Neste espaço, poetas, atores, Pontos de Cultura e bandas de música de vários estilos se inscreveram, trocaram serviços com a Colabor@tiva.PE e tiveram sua apresentação registrada, gerando videoclipes, CD’s, álbuns de fotos, transmissão ao vivo pela Rádio Expoidea e cobertura jornalística em Mídia Livre (Confira: http://www.iteia.org.br/expoidea), tudo isso com a colaboração dos alunos das oficinas. Desta vez o Palco Livre estará ocupando democraticamente a Rua da Moeda (#OcupeMoeda - http://www.iteia.org.br/imagens/ocupemoeda-palco-livre-da-colabortivape-na-expoidea-20), com os mesmos serviços de produção cultural, incluindo a transmissão ao vivo pela internet (Streaming). “Queremos democratizar o palco, a circulação de produtos e o acesso a serviços de produção cultural. Nada que vamos oferecer é gratuito mas também não é cobrado dinheiro. Cada artista oferece arte, conhecimentos e técnicas como moeda em troca dos serviços que necessita para potencializar sua arte. ”, explica o Coordenador Geral da Colaborativa.PE, Pedro Jatobá. As inscrições para troca de serviços e apresentações também já foram encerradas e a programação será divulgada na semana do evento.


JAMoeda (#OcupeMoeda)
O palco é livre, e a moeda de troca na Rua da Moeda é a arte! Pelo menos será assim durante a Expoidea 2.0 (http://expoidea.com.br/). Mas a Colabor@tiva.PE também aproveitou o espaço para promover a tradicional Jam Session. Portanto, o artista que quiser “tirar um som” deverá levar seu instrumento para o Palco Livre, nos dias 9 e 11 de maio (quarta e sexta-feira), e ocupar o espaço com sua arte sem precisar trocar serviços, apenas se inscrever momentos antes de subir ao palco.


Festa da Música Ambulante (#OcupeMoeda)
No sábado (12), a festa fica por conta dos carrinhos de som. A rede Perambulantes ressignifica o papel dos vendedores ambulantes de CD’s, circulando no Recife Antigo, vendendo produtos dos artistas que se apresentaram e transmitindo ao vivo o Palco Livre, já que também estarão sintonizados na Rádio Expoidea FM 88.5.


Rádio Expoidea – FM 88.5
Quem estiver no Recife Antigo poderá sintonizar na rádio onde os colaboradores (integrantes de Pontos de Cultura e alunos da Oficina de Rádio) estarão divulgando as ações do evento, basta sintonizar na FM 88.5.


Na Expoidea 2.0 a Colabor@tiva.PE será formada por integrantes de Pontos de Cultura: Eduardo Lima e Denis Ramos (CUCA Recife), Willamy Tenório (Canal Capibaribe), Daniel Luís e Ronaldo Eli (Coco de Umbigada), Natália Lopes e Raquel Santana (Tecer), Celso Costa (Pé de Serra), João Paulo Seixas e Pedro Jatobá (Pontão de Cultura Digital iTEIA), Léo Guedes (Pontão Ciranda Solidária) e coletivos digitais: Celinha Menezes (Jeporu); Giuliano Djahjah e Cinco Euzébio (Jardim.In), e ainda a facilitadora de fotografia digital Clarissa Dutra. Saiba mais sobre a produtora: http://www.iteia.org.br/colaborativape


Mais informações: colaborativape@gmail.com


[fim da transcrição]




[Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings. Este blog recebeu até agora 186.325 visitas e 397.663 visualizações]



********************************************************************************



Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Suas competências profissionais vem sendo construídas através de sua experiência de vida com artistas independentes, shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), shows internacionais (Avril Lavigne, Steel Pulse), festivais (Claro que é Rock, "IBest Rock", Live n´ Louder), grupos culturais (Nós do Morro), espetáculos de teatro (Os Dois Cavalheiros de VeronaMachado a 3x4 e Missa dos Quilombos), projetos sociais (Sistematização de Experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços popularesRebelião CulturalNós do Morro 20 Anos), redes (Rede Acreana de CulturaRedes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas), atividades formativas (Aprenda a Organizar um ShowAprenda a Produzir um Artista, Presença Digital Saudável), espaços de discussão e reflexão (Observatório Criativo), OSCIP (Observatório de Favelas) e gestão de carreiras artísticas (foi empresário da banda banda Pata de Elefante em 2007 e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil).

Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.


Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

********************************************************************************


Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: