segunda-feira, maio 07, 2012

Começou hoje a série de programas "Criaticidades" no Canal Futura





Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com




Amigos, hoje assisti o primeiro programa "Criaticidades" no Canal Futura. Trata-se de uma iniciativa muito importante que contribui de forma estratégica com uma nova visão sobre a relação entre criatividade, cultura, arte, produção cultural, gestão cultural, entretenimento, desenvolvimento e espaço urbano.


Questões centrais:


Como a criatividade pode contribuir para o desenvolvimento das cidades brasileiras? 


-  Como criar um ambiente urbano favorável à eclosão da economia criativa? 




Veja a programação:



PROGRAMA 1 – Economia Criativa
No primeiro documentário será apresentado o que é economia criativa, quando surgiu e como este modelo econômico cresceu e gerou novos negócios em todo o mundo. Alguns dos entrevistados deste episódio são o embaixador Rubens Ricupero e o consultor britânico John Howkins.
Exibição: 07/05, às 13h.
Reapresentação: 12/05, às 18h30. 


PROGRAMA 2 - Cidades Criativas
A dinâmica pós-industrial, a globalização, as mídias digitais e a concentração demográfica nas cidades são questões a serem debatidas para buscar caminhos de sustentabilidade. O arquiteto e urbanista Jorge Wilheim e o consultor Charles Landry são alguns dos especialistas que participam da discussão.
Exibição: 14/05, às 13h.
Reapresentação: 19/05, às 18h30.


PROGRAMA 3 – Moda e Design
O programa mostrará como importantes setores da economia já se apropriaram criativamente da valorização dos produtos artesanais e sustentáveis. O documentário conta com o depoimento de profissionais de destaque, entre eles Graça Cabral, da São Paulo Fashion Week, e Ben Evans, do London Design Festival.
Exibição: 21/05, às 13h.
Reapresentação: 26/05, às 18h30.


PROGRAMA 4 – Empreendedorismo
Os conceitos de ousadia e inovação estão ligados ao empreendedorismo. Este documentário apresentará exemplos bem sucedidos em diferentes áreas da economia criativa.  A chef Ana Luiza Trajano e Cezar Vasquez, do SEBRAE/RJ, entre outros especialistas no tema, contam suas experiências.
Exibição: 28/05, às 13h.
Reapresentação: 02/06, às 18h30.


PROGRAMA 5 – Paraty e Paulínia
As duas cidades que buscam o desenvolvimento com foco na criatividade. O programa apresentará a busca de singularidades originando modelos complementares e diversos; o investimento no setor do audiovisual, em Paulínia e em patrimônio e turismo, em Paraty.
Exibição: 04/06, às 13h.
Reapresentação: 09/06, às 18h30.


[Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings. Este blog recebeu até agora 186.325 visitas e 397.663 visualizações]



********************************************************************************



Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Suas competências profissionais vem sendo construídas através de sua experiência de vida com artistas independentes, shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), shows internacionais (Avril Lavigne, Steel Pulse), festivais (Claro que é Rock, "IBest Rock", Live n´ Louder), grupos culturais (Nós do Morro), espetáculos de teatro (Os Dois Cavalheiros de VeronaMachado a 3x4 e Missa dos Quilombos), projetos sociais (Sistematização de Experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços popularesRebelião CulturalNós do Morro 20 Anos), redes (Rede Acreana de CulturaRedes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas), atividades formativas (Aprenda a Organizar um ShowAprenda a Produzir um ArtistaPresença Digital Saudável), espaços de discussão e reflexão (Observatório Criativo), OSCIP (Observatório de Favelas) e gestão de carreiras artísticas (foi empresário da banda banda Pata de Elefante em 2007 e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil).

Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.


Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

********************************************************************************


Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: