terça-feira, janeiro 24, 2012

Aprenda a vender suas ideias descobrindo o valor que elas tem


Trecho que Will Smith interpreta o fascinante Chris Gardner no filme "A Procura da Felicidade"


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



Para a gente aprender a vender um projeto, um show, um espetáculo, um grande evento, cotas de patrocínio, a tarefa inicial é aprender a vender nossas ideias.

O que é vender uma ideia? Vender uma ideia é você comunicar para alguém que existe uma oportunidade da pessoa participar de algo que tem valor.

Dois exercícios práticos:

1 - Se você está pensando em organizar um evento, vai precisar falar com várias empresas. Talvez já tenha até pensado em algumas empresas que poderiam se interessar pelo evento que você está criando. Escreva o nome de uma destas empresas em um papel. Além de "divulgar a marca no evento", agora escreva que oportunidades existem para esta empresa participar do seu evento. O que terá valor para esta empresa? Se coloque no lugar da empresa e escreva.


2 - Você está precisando de alguém que venda os seus shows. Além de oferecer a oportunidade para alguém de "ganhar uma comissão pela venda dos shows", pense e escreva que outras oportunidades existem para que uma pessoa tenha interesse se associar ao seu trabalho.


Aprenda a vender suas ideias.


Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings.


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 166.453 visitas e 361.521 visualizações.


Experimente o prazer de se colocar disponível para aprender todos os dias a fazer o que você acredita.


********************************************************************************


Começaram as inscrições para o curso "Aprenda a Organizar um Show" em São Paulo



Saiba mais


********************************************************************************



* Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Começou a atuar como administrador no setor cultural em 2003. Trabalhou com vários artistas independentes do RS. Em 2005 prestou serviços de produção executiva para Opus Promoções em shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), internacionais (Avril Lavigne, Steel Pulse) e festivais (Claro que é Rock, IBest Rock, Live n´ Louder). Em 2007 foi empresário da banda Pata de Elefante e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil. Mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou entre 2008 e 2009 como gestor cultural junto a diretoria do Grupo Nós do Morro e produtor executivo de espetáculos como "Os Dois Cavalheiros de Verona" e "Machado a 3x4". Em 2009 ministrou repasse metodológico de gestão em produção cultural para grupos culturais do Acre em parceria com a Rede Acreana de Cultura e o SEBRAE. Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

Em 2011 foi produtor executivo da "Missa dos Quilombos", composta em 1981 por Milton Nascimento, Pedro Tierra e Dom Pedro Casaldáliga, direção de Luiz Fernando Lobo, encenado pela Cia Ensaio Aberto no Armazém da Utopia, Cais do Porto, Rio de Janeiro. Veja fotos e trechos do espetáculo.

Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais) e a colunista da revista Fazer e Vender Cultura.


Aprenda a organizar seu trabalho. Gerencie sua carreira

Ligue para (21) 7627-0690 e veja como contratar serviços de organização e planejamento de carreira, consultoria, coaching, oficinas, cursos, workshops e palestras.


********************************************************************************



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: