segunda-feira, setembro 19, 2011

Problemas de atendimento: Jornal Destak não responde dois e-mails enviados pelo blog Produtor Cultural Independente solicitando informações




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Dia 10 de setembro publiquei o post "Mídia: veículos de comunicação criam novas formas de relacionamento com seus públicos". Neste texto comecei uma pesquisa simples e prática. Quero saber e compartilhar com as 4.808 pessoas que estão conectadas às minhas redes se os veículos de comunicação estão investindo mais em qualidade, profissionalização, qualificação de colaboradores e atendendo melhor seus públicos, que é uma atitude esperada, construtiva e produtiva, frente aos novos tempos.


Comecei enviando o seguinte e-mail para o Jornal Destak:


[Início do e-mail enviado ao Jornal Destak]


2011/9/11 Alexandre Barreto

to: redacao@destakjornal.com.br, leitor@destakjornal.com.br, comercial@destakjornal.com.br, destak@destakjornal.com.br

Subject: Solicitação de informações sobre como enviar releases para o jornal Destak (RJ)

Prezados Srs.:

Meu nome é Alexandre Barreto. Sou administrador e produtor cultural independente. Trabalho com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e o entretenimento. Em função disso, venho sistematizando informações e conhecimentos. Moro no Rio de Janeiro.

Além de ter lançado o livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escrevo para o site Overmundo, para a revista Fazer e Vender Cultura e gerencio uma rede de blogs e redes sociais que conectam 4.808 pessoas.

No dia 10 de setembro comecei uma série de reportagens sobre os veículos de comunicação no Brasil. O primeiro veículo que estou analisando é o jornal Destak (veja neste link http://produtorindependente.blogspot.com/2011/09/midia-veiculos-de-comunicacao-criam.html)

Como leitor, tenho uma ótima imagem do jornal Destak. Agora gostaria de conferir as informações que vocês divulgam sobre suas soluções criativas, diferenciação e profissionalismo.

Consultando sua página na internet, não encontrei informações sobre como assessores de imprensa, artistas e produtores independentes podem divulgar informações no jornal. Não está claro como as pessoas devem encaminhar informações.

Desta forma, buscando contribuir com os profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento, solicito sua análise e resposta para as questões que seguem abaixo. Suas respostas serão divulgadas no blog www.produtorindependente.com .

Questões:
1) O Destak possui espaços editorais para veiculação de informações sobre arte, comunicação, cultura e entretenimento (eventos)?
2) Se veicula, qual é o setor e a pessoa responsável pelo atendimento do recebimento de releases?
3) Vocês possuem algum manual ou lista de procedimentos que devem ser seguidos pelos profissionais para envio de informações para o Destak?


Aguardo o seu atendimento.

Muito obrigado.


Atenciosamente,


Alê Barreto
Produtor Cultural Independente
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
www.produtorindependente.com
(21) 7627-0690


[Fim do e-mail enviado ao Jornal Destak]



Resultado: até o presente momento, o Jornal Destak não respondeu meu e-mail.

É interesssante ver que, pesquisando os meus e-mails, lembrei que já havia solicitado informações parecidas ao Jornal Destak em junho de 2010. Naquela ocasião, também não recebi nenhum retorno.

Talvez você esteja pensando "ah, mas as redações dos jornais só atendem escritórios de assessores de imprensa". Numa época em que a interação e o contato direto com o leitor ou profissionais que enviam informações é a tônica número 1, ainda existe isso? Numa época em que jornais solicitam que leitores enviem e-mails e vídeos para publicar os conteúdos em tempo real, ainda existe isso?

Minha opinião como profissional: minha expectativa com relação ao atendimento era a melhor possível. Acredito que talvez o site esteja desatualizado ou pode ser que os e-mails estejam com problemas de redirecionamento. Enfim, se você que está lendo trabalha no Jornal Destak, ou trabalha com profissionais deste jornal, ou já trabalhou com eles e acredita que houve algum engano, que estas duas vezes que entrei em contato através de todos os endereços contidos na página do Jornal e não tive retorno foi apenas uma fato isolado e que não corresponde ao atendimento que o veículo presta normalmente para os leitores e profissionais, fique à vontade para me encaminhar um e-mail que prontamente eu atualizo as informações neste blog.

Até o momento o que posso dizer sobre o atendimento do Jornal Destak é que mesmo tendo descrito em seu site que a sua missão é "(...) atender a um público exigente e sem tempo a perder, que busca informação concisa, mas completa", por duas vezes eu não fui atendido.

Em breve, tento uma terceira vez.


Retorno da audiência [ACOMPANHE]
Este blog recebeu até agora 146.526 visitas e 325.008 visualizações. Obrigado!


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.

Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.

Reside no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: