terça-feira, setembro 13, 2011

Iniciativa: leitora do livro "Aprenda a Organizar um Show" convida o Produtor Cultural Independente para trazer Strokes para o Rio de Janeiro


Music video by The Strokes performing You Only Live Once. (C) 2006 RCA Records, a unit of SONY BMG MUSIC ENTERTAINMENT


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Enquanto muita gente debate o acesso a cultura e a necessidade de mais opções culturais, eu pratico isso. Desde 2006 disponibilizei de forma gratuita o livro "Aprenda a Organizar um Show" que já conta com 17.000 downloads de seu conteúdo. A cada dia mais e mais pessoas aprendem que é possível fazer e começam a fazer. Por toda a parte as pessoas estão começando a produzir o que querem assistir. Mas é preciso ter coragem de bancar o sonho.

Você sabe o que é bancar um sonho? Já pensou sobre isso? Imaginou o quanto é preciso se organizar e se preparar para isso? No meu livro e nos meus cursos trabalho muito o empoderamento das pessoas. Todo mundo é capaz de fazer.

Dia 3 de setembro recebi um dos e-mails mais bonitos da minha carreira. Uma menina do Rio de Janeiro está buscando bancar o seu sonho. Ela chama-se Isadora Teles.

O e-mail é extenso. Vou transcrever os principais trechos:


[início da transcrição]


2011/9/3 Admin

Alexandre,

Meu nome é Isadora e sou do Rio de Janeiro. Estou administrando uma campanha que criei em redes sociais, e li seu livro publicado na internet, para obter mais ajuda e ter ideia de como agir. Abaixo, escreverei como surgiu a ideia do evento.

A ideia surgiu por causa do evento Planeta Terra que acontecerá em novembro deste ano no Estado de São Paulo. Não consegui comprar ingresso, nem meus amigos que também queriam ir ao show basicamente pela banda The Strokes, que não vem ao Brasil desde 2005. (...) Então, eu pensei “poxa, por que então eu mesma não os trago para um outro show aqui no Rio?”

Foi aí que eu comecei a pesquisar algumas coisas na internet sobre como contratá-los, o que seria preciso e como funcionam as etapas para o acontecimento de um show e comecei a ver que podia dar certo se eu realmente estivesse disposta a entrar nessa com tudo. Juntei-me a uma amiga que está cursando produção cultural e já participa de produções pequenas com bandas regionais. Em apenas uma reunião que fizemos conseguimos discutir sobre o que era necessário para colocarmos o plano em ação e termos uma base de quanto seria preciso para trazê-los ao Brasil. A partir daí que eu criei o evento no facebook e ao mesmo tempo comecei a distribuir cartazes pelas universidades do Rio

(...) Em duas semanas com o evento no ar, consegui juntar mais de 3 mil fãs que se mobilizaram com a ideia, do Brasil e do mundo. E queria muito que todos os fãs se mobilizassem conosco. Imagina se todos os fãs de todas as partes do Brasil estivessem nos ajudando? Isso chamaria a atenção de todos os tipos de empresas. Além da ideia de que tudo começou do zero. (...) Sem colocar lucros em primeiro plano. Queremos um show, e queremos trazê-lo a todo público que não teve a oportunidade de ir a outros.

(...) Logo, eu quero saber se há a possibilidade de obter ajuda da sua parte.

(...) Eu quero fazer uma noite especial para os fãs. (...)

(...) Quero construir uma história nova, mostrando às pessoas que os jovens ainda são capazes de grandes feitos.

Agradeço a atenção,
Isadora Teles



[fim da transcrição]





Analisei o site (http://www.thestrokesnorio.com/), a campanha no Facebook http://www.facebook.com/#!/event.php?eid=236743196366028 e no Twitter http://twitter.com/#!/TheStrokesnoRio (@TheStrokesnoRio)

Marquei uma reunião com ela. Ela me contou toda sua história. Me convenceu. Vou ajudá-la :)

Grana não temos. Nem ela e nem eu trouxemos artistas do porte do Strokes para o Brasil. Mas temos o principal: a vontade e a coragem de bancar um sonho. Estamos acompanhados por mais de 3.000 pessoas que acreditam nisso.

You only live once!



*********************************************************************************



5 informações para participar do curso "Aprenda a Produzir um Artista"

O curso está sendo organizado sob demanda diretamente por mim. Já possui 3 pessoas inscritas. Neste sistema, já fiz duas turmas no RJ: em abril e em julho. Em Minas Gerais, fiz duas turmas.

Para que ele aconteça, é preciso de mais 7 pessoas.

A campanha para que ele aconteça no próximo sábado encerra amanhã, dia 14 de setembro.

Se você depositar sua inscrição e não houver o número mínimo de inscritos, você poderá deixar o valor pago até a turma fechar ou solicitar o reembolso.

Todas as informações sobre o curso e como se inscrever: Clique aqui


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Cursa o MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes. Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Presta consultoria e assessoria para artistas, produtores, empres e projetos. Reside no Rio de Janeiro.

+ 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: