segunda-feira, setembro 19, 2011

Exemplo de atendimento: Itaú Cultural vai além das expectativas do cliente




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Falando sobre o problema de falta de retorno no atendimento do Jornal Destak, lembrei de compartilhar uma história que é exatamente o contrário: o caso de excelência no atendimento do Itaú Cultural.

Em março de 2010, tentei baixar o livro "República dos Bons Sentimentos" no site do Itaú Cultural (http://www.itaucultural.org.br), pois o mesmo aparecia disponível para download. Tentei baixar, nada. Tentei de novo, nada.

Entrei em contato pelo formulário de atendimento do portal e em breve recebi primeiramente esta resposta:

[início da primeira mensagem de atendimento do Itaú Cultural]

Nº do Atendimento: 10480
Sua Mensagem
Prezados Srs.: O livro está com link do site apresentando bug. Não está sendo possível fazer o download. Como posso fazer para obter o arquivo? Abs, Alê Barreto


Resposta do Núcleo Responsável

Olá ALÊ,

O arquivo para baixar o livro fica disponível apenas no site.
Peço a gentileza que entre em contato com a equipe do Observatório através do e-mail
Abraços,

[nome do funcionário]


[fim da primeira mensagem de atendimento do Itaú Cultural]



Entrei em contato. Após informar que eu gostaria de acessar o livro, a funcionária rapidamente respondeu o seguinte:


[início da segunda mensagem de atendimento do Itaú Cultural]

Oi Alexandre

Temos lá apenas o sumário em pdf.

Vamos mandar um livro impresso para você. Pode ser?
Mande o seu endereço completo.

Abraço

[fim da segunda mensagem de atendimento do Itaú Cultural]


Resultado:




recebi um livro novo na minha residência!


Minha opinião como profissional: o atendimento do Itaú Cultural é excelente!

Qual é o centro cultural que você conhece cujo serviço de atendimento atende rapidamente suas dúvidas, lhe encaminha para o setor correto e ainda por cima envia um livro de São Paulo para sua residência como cortesia?

Além desta história, em 2007 e 2008 tive outras duas excelentes experiências de atendimento. Em 2007, fui proponente da Pata de Elefante no Programa Rumos Itaú Cultural Música. Em 2008, acompanhei também as gravações do DVD em São Paulo e no mesmo ano fiz a produção executiva do espetáculo de teatro "Machado a 3x4", do Grupo Nós do Morro, no projeto Antídoto. Tanto no Rumos Música como no Antídoto, fui atendido com profissionalismo, atenção aos detalhes, objetividade na comunicação, agilidade e qualidade como poucas vezes vi no Brasil.

Este é o nível de atendimento que precisa se tornar comum no setor cultural. Multiplique esta ideia.

Parabéns ao Itaú Cultural!


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre na internet em língua portuguesa sobre produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Está fazendo a pós-graduação MBA em Gestão Cultural no Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes.

Serviços para contratação: assessoria para elaboração de projetos (planejamento e revisão), gestão de projetos, acompanhamento de carreira artística (coaching), consultoria e assessoria (para artistas, produtores, empresas e projetos), atividades de formação (cursos, oficinas, workshops e palestras) e produção executiva de eventos.

Reside no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: + 55 21 7627-0690 (Claro)


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

2 comentários:

Ahnis Fraga disse...

Alê, os dois últimos posts mostram os dois lados da moeda do "atendimento". Seja virtual ou presencial, nada como pessoas capacitadas para atender, pois estas pessoas - e emails - que representam a empresa e criam uma boa - ou péssima - imagem da instituição.

Parabéns! Sem falar q se receber resposta de algum veículo de mídia, quero saber como funciona esse tal "procedimento para envio de releases" que parece lenda urbana para os "simples mortais".

Grande beijo! Sou sua fã! rsrsrs

Alexandre Barreto disse...

Querida Ahnis!
Muita gente sabe que existem muitas práticas de atendimento que precisam mudar. Mas o problema que há um "tabu", quando o assunto é imprensa. As pessoas ficam com medo de falar, com receio de não terem mais acesso às redações.

Eu tenho certeza que cedo ou tarde alguém do jornal Destak fará contato comigo e informará quais são os procedimentos.

Não acredito que um novo veículo de comunicação, que chegou ao Brasil em 2006 e que enfrenta outros concorrentes grandes, vai querer que circule na internet uma informação de que seu atendimento não é bom.

Obrigado pela participação!

Sou fã dos fãs!

Beijos!
Alê