sexta-feira, junho 17, 2011

Desenvolvimento institucional: o case da Santa Marcelina Cultura

Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Na última quarta-feira assisti a palestra "Desenvolvimento Institucional na Cultura", promovida pela Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), que aconteceu na Universidade Cândido Mendes.



Na abertura do evento, a professora Kátia de Marco, coordenadora do MBA em Gestão Cultural ministrado nesta universidade, falou sobre a missão da Associação Brasileira de Gestão Cultural e o desafio de trabalhar para constituira cadeia de profissionalização da cultura.




Logo em seguida, Michel Freller apresentou o trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e divulgou o Festival Latino-Americano de Captação de Recursos que irá acontecer de 15 a 18 de agosto.




Na sequência, Lucimara Letelier, coordenadora de cultura da ABCR, apresentou o trabalho da ABCR Cultura.




Terminadas as apresentações das associações promotoras do evento, passou-se para a palestra. Maurício Cruz, coordenador de desenvolvimento institucional da Santa Marcelina Cultura, mostrou em detalhes como esta instituição está trabalhando sua mobilização de recursos.

Pontos que gostaria de destacar na apresentação do Maurício Cruz:

- captação de recursos não é algo que só um captador deve fazer. Todos na instituição devem ser captadores, todos devem integrar esforços para aumentar as possibilidades de mobilizar recursos;

- é importante que a instituição conheça bem seus pontos fortes para oferecer retornos para os patrocinadores em projetos que aparentemente não oferecem retorno; trabalhar as transversalidades;

- envolver os stakeholders no projeto; criar ações que proporcionem experiências e o fortalecimento do relacionamento;

- todo o gestor cultural tem que ser captador de recursos.



Sugiro que todos conheçam o trabalho da Santa Marcelina Cultura. Uma prática de gestão cultural que merece bastante atenção. Um importante case de mobilização de recursos para a cultura.

*********************************************************************************

Cursos do Produtor Cultural Independente: programe-se!



Caros amigos, mais boas notícias!

Está a todo vapor a divulgação dos cursos "Aprenda a Organizar um Show" (25/06) e "Aprenda a Produzir um Artista" (26/06) em Belo Horizonte. Nossos parceiros do Letras e Ponto e do Galpão Cine Horto já estão divulgando. Faça sua inscrição!


Organização do curso "Aprenda a Organizar um Show" no Rio de Janeiro:

Mais uma pessoa se inscreveu! Agora somos 4 PESSOAS INSCRITAS + 3 PESSOAS que receberam informações sobre como podem efetuar suas inscrições.

Temos também 4 PESSOAS que MANIFESTARAM INTERESSE.

Não percam tempo! O curso está sendo oferecido no Rio de Janeiro sob demanda. Quando completarmos 10 PESSOAS INSCRITAS (formulário de inscrição corretamente preenchido e valor do curso de R$ 100,00 pago), iremos realizar o curso.

A nova data prevista é dia 02 de julho. Quer participar?

Manifeste seu interesse pelo e-mail alebarreto@gmail.com e seja atendido diretamente por mim, sem intermediários.


*********************************************************************************

Oficina de Produção e Gestão Cultural

Romulo Avelar, autor do livro "O Avesso da Cena", na minha opinião o melhor livro sobre a prática de produção e gestão cultural publicado no Brasil, estará no Rio de Janeiro ministrando uma oficina de produção e gestão cultural em julho. Veja neste link


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: