quarta-feira, novembro 10, 2010

Projeto cultural: uma ideia que é possível realizar




Por Alê Barreto*


Ontem tive a primeira aula de "Projetos e Estratégias de Captação de Recursos”, com Ricardo Falcão, no MBA em Gestão Cultural promovido pela Associação Brasileira de Gestão Cultural.

Ricardo falou orientações práticas que ampliam a visão que temos de projeto. Você acha que projeto é necessariamente só o que escrevemos para leis de incentivo?

Fiz algumas reflexões sobre isso.


O que é um projeto cultural?

Projeto é a tradução de uma ideia em linguagem acessível a financiadores e parceiros.


Formato de um projeto

O formato de um projeto que visa captação de recursos está mais próximo do formato de um plano de negócios do que de um projeto acadêmico.


Seja objetivo

Na maior parte das vezes, nossas ideias nascem desordenadas, caóticas, subjetivas.
Num projeto, é preciso se tratar o texto para que ele seja o mais objetivo possível.


Projeto não resolve tudo. Invista em Profissionalização

Muitas ONGS possuem quem elabore projeto e quem gaste projeto. Mas e a realização do projeto? Ela é tão fundamental quanto a elaboração. Então invista também em profissionalização, para que a equipe que realiza o projeto produza melhores resultados, o que ampliará suas chances de obter futuros financiamentos.


Credibilidade

Na cultura brasileira, o paradigma de "ser indicado por alguém" muitas vezes engessa nossas ações. Achamos que não é possível fazer algo porque estamos começando e não temos "quem nos indique". Mas todo mundo um dia começa a trabalhar e luta pelo primeiro emprego, sem indicação. E muita gente é demitida e precisa arrumar um novo emprego. Apesar de ter experiência, não tem quem indique. E pior: quem poderia indicar talvez seja alguém que não está contente com nossos serviços. O que fazer?

Credibilidade. Pense e inclua no projeto informações que passem credibilidade da sua capacidade de realização.

*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto, divulga ideias contra o machismo no blog encantadoras mulheres e compartilha a experiência do método livre de produção de shows no blog "Aprenda a Organizar um Show".


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@gmail.com

4 comentários:

por Bia Lopes disse...

Oi Alê, onde é esse MBA? você poderia me passar mais informações?
bia@obviaeventos.com.br

Rafaela Cappai disse...

Também gostaria de mais informações sobre esse MBA...

Alexandre Barreto disse...

Olá Bia e Rafaela,
para acessar informações sobre o MBA em Gestão Cultural da Associação Brasileira de Gestão Cultural entre no site http://www.gestaocultural.org.br

É muito bom. Eu recomendo!

Um abraço,

Alê Barreto

por Bia Lopes disse...

valeu!! super obrigada!
Bia