quinta-feira, novembro 11, 2010

Não tem espaço para fazer show na sua cidade?


Gilberto Gil, um mestre na arte de encontrar as pessoas/foto: Mauro Lima


Por Alê Barreto*


É frequente esta reclamação. Já ouvi isso em Porto Alegre, em Salvador, em Brasília, em Vitória, em Belo Horizonte e, pasmem, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Será que realmente não tem espaço para fazer shows nestas cidades?

Para mim, todo o lugar onde possamos receber pessoas e que se tenha condições de atender necessidades de produção, é um espaço possível para se realizar um show. Além disso, muitas vezes existem espaços equipados nos bairros, subúrbios e periferias.

Querem um exemplo? Vejam as boas notícias que recebi do produtor cultural Mauro Lima, sobre o show que o Gilberto Gil realizou em Realengo, aqui no Rio.

SHOW DE GILBERTO GIL NA LONA CULTURAL DE REALENGO CONSOLIDA O CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR SOLIDÁRIA

No ultimo dia 05 de novembro, para celebrar o "Dia da Cultura", foi realizado um show de Gilberto Gil na Lona Cultural de Realengo que recebe o seu nome, tendo como foco uma campanha idealizada pelo AGITO CULTURAL-RIO - que administra o espaço há 12 anos - que consistia na promoção dos ingressos ao preço de meia entrada a todos que doassem 1 pacote de fralda descartável em prol da creche que será inaugurada em breve na comunidade do JARDIM BATAN, a primeira comunidade a ser ocupada pelas UPPs na Cidade do Rio de Janeiro.

Resultado

O resultado foi a arrecadação de 11.100 unidades de fraldas descartáveis, o que garante a manutenção de fraldas da creche por um mês. Apesar do espaço comportar no máximo 1000 pessoas, a adesão foi total. Todos, inclusive os estudantes que já tinham a meia entrada garantida, aderiram a campanha dando louvores pela iniciativa.

“Ações dessa natureza deveriam acontecer mais vezes”, era o comentário mais ouvido nas vendas antecipadas dos ingressos.


Oportunidade para ações sociais e culturais em parceria com empresas

A receptividade da população local à campanha fez com que a administração da Lona revisse a sua programação e começasse a pensar em projetos em parceria com a classe artística e empresas sobre a possibilidade da continuidade de eventos dessa natureza, visando o fomento de ações culturais como ferramentas de integração social. A solidariedade da população da Zona Oeste sem dúvida nenhuma, dividiu com Gil o brilho da festa do Dia da Cultura no Rio. Parabéns pro povo!


*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto, divulga ideias contra o machismo no blog encantadoras mulheres e compartilha a experiência do método livre de produção de shows no blog "Aprenda a Organizar um Show".

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: