segunda-feira, abril 26, 2010

Copyfight - Seminário e Laboratórios de Conhecimentos Livres - 28 e 29 de abril - no Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ




Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Recebi agora pela manhã esta dica do meu colega do MBA em Gestão Cultural Caio César Loures.


Release do evento

O Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Pontão da ECO/UFRJ) é um espaço de convergência para debates e atividades sobre software livre, conhecimentos abertos e produção multimídia. Desde março de 2009, o Pontão da ECO tem como sede um laboratório na Central de Produções Multimídia, no campus da Praia Vermelha.

O local é a base principal dos diversos cursos e atividades do Pontão, que também são realizados fora da Universidade e possuem abrangência nacional.

Após realizar o Fórum Livre Direito Autoral, um encontro internacional com a presença de pesquisadores como Antonio Negri e Michael Hardt, o Pontão da ECO promove o Copyfight nos dias 28 e 29 de abril. O evento terá transmissão ao vivo pela internet, é gratuito e ofecerá certificado aos que solicitarem. O Copyfight terá sua aberta no dia 28 às 11 horas e se desdobrará em duas partes: laboratórios práticos de conhecimentos livres, durante a tarde, e um seminário de propriedade intelectual e pirataria, durante a noite.

Condenada por uns, defendida por outros, a pirataria talvez seja o tema mais polêmico nos atuais debates sobre cultura digital. É ela a responsável por fazer a internet um palco de uma batalha: a guerra pela cópia. A disseminação anônima e gratuita de uma infinidade de materiais protegidos por direitos autorais preocupa as grandes indústrias do entretenimento, que oscilam entre punir os usuários e arriscar novos modelos de negócios.

Mesmo offline, a importância da propriedade intelectual surge através de questões como o patenteamento de seres vivos e a quebra de propriedade industrial, como no caso dos medicamentos genéricos. O evento pretende abordar o tema de uma maneira ampla, possibilitando que os diversos atores sociais envolvidos neste conflito possam se manifestar, apontando soluções e críticas.

O Copyfight também terá os Laboratórios de Conhecimentos Livres, que reuniarão artistas e oficineiros do Rio de Janeiro e outros estados para dois dias de trabalhos práticos com temas ligados à cultura digital. Ao contŕário do Seminário, no qual os participantes terão prioridade de acordo com a ordem de chegada, será necessário fazer inscrições nos Laboratórios. Ao todo, serão quatro laboratórios: inteligências automatizadas e websemântica, introdução a Pure Data e hardwares livres, construção de transmissores de baixa potência e técnicas de edição de imagens ao vivo em software livre.

Veja a programação

Participe

Um comentário:

Caio César Loures disse...

Estaremos lá!
; )