domingo, abril 25, 2010

Rita Ribeiro, Jorge Mautner, Vitor Araújo e Casuarina mostram que o Rio de Janeiro continua lindo


Vídeo da campanha das olímpiadas no Rio de Janeiro


Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


A primeira impressão que tive do Viradão Carioca foi a melhor possível. Conforme havia falado no post anterior, fui ontem à tarde assistir a programação de shows da praça do Leme. Palco bonito. Som impecável. Esquema de segurança bacana. Artistas excelentes.

Queria ver o show da Rita Ribeiro faz tempo. Em 2008, assisti os minutos finais de sua apresentação na V Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, na Marina da Glória, aqui no Rio.

Rita Ribeiro apresentou o magnífico “Tecnomacumba”. É impossível assistir o show e não ficar encantado pela diversidade musical que Rita e seus Cavaleiros de Aruanda oferecem ao público. À minha volta, todos dançavam. A cada saudação, o público e os Orixás sorriam. Às vezes eu tinha impressão de que Rita se comunicava com cada pessoa que estava naquela praça. Foi um ritual artístico carregado de força, paz e beleza.


Trecho do especial "Tecnomacumba"


Mas a noite de surpresas estava só começando. Eis que o irreverente Jorge Mautner entra em cena. Em seu show, duas coisas me marcaram bastante. Primeiro, a inteligência e o toque agradável de suas canções. Jorge Mautner consegue nos levar a um passeio pela comédia, história, reflexão, crítica, oratória com uma simplicidade que é impossível não participar de sua arte. A segunda coisa que não podia esquecer de comentar era a elegância com que uma morena de vestido preto dançava com rapaz de camisa xadrez, poucos metros à minha esquerda. Parecia que eles faziam parte da apresentação de Mautner.


Arte do site de Jorge Mautner

Fiquei de alma lavada com estes dois shows. Podia ter ido embora. Mas daí encontrei alguns amigos de Santa Tereza e resolvi esperar para ver as próximas apresentações. Não me arrependi.

Pé no piano. Radinho de pilha. Conversa pausada com o público. Não, não era uma peça de teatro. Era o pianista recifense Vitor Araújo.

Como ele não gosta de rótulos (aliás, ninguém gosta), não vou arrumar briga com ele. Não vou descrever aqui seu show ou sua música. Vou apenas dizer que está começando muito bem a sua carreira, pois possui uma qualidade essencial para um artista, muito bem demonstrada pelos veteranos que subiram antes ao palco: coragem. Vitor Araújo está correndo o risco de mostrar o que realmente vale a pena mostrar: o que realmente é. Muitas bandas dos chamados “circuitos independentes” deveriam assistir ao show dele para ter uma noção do que é ser original.

Apesar de excelentes as apresentações, já estava cansado e pensando novamente em ir embora. Resolvi ficar mais uns minutinhos, para conhecer o Casuarina.



Não deu para ir embora. Este grupo é uma verdadeira orquestra de samba. Sua apresentação transformou a praça numa grande roda de boemia, onde todos brincavam e dançavam. Só gente feliz. Repertório variado. Músicos simpáticos. Um convite a voltar para casa só pela manhã.

Os promotores do Viradão Carioca 2010 estão de parabéns. A produção do palco do Leme está de parabéns. O público carioca que esteve presente está de parabéns. Rita Ribeiro, Jorge Mautner, Vitor Araújo e Casuarina estão de parabéns. Conheça mais o trabalho destes artistas:

http://www2.uol.com.br/ritaribeiro/

http://www.jorgemautner.com.br

http://www.myspace.com/vitoraraujo

http://www.casuarina.com.br/principal

Nenhum comentário: