terça-feira, novembro 18, 2008

Cooperativa Paulista de Teatro lança livro sobre as políticas públicas para o setor



Conteúdo extraído do site da Cooperativa Paulista de Teatro

No dia 19 de novembro, às 21h, no Espaço Parlapatões (Praça Roosevelt, 158, Centro), a Cooperativa Paulista de Teatro lança o livro "A Luta dos grupos Teatrais de São Paulo por Políticas Públicas para a Cultura – Os cinco primeiros anos da Lei de Fomento ao Teatro".

O lançamento do livro inicia as comemorações pelos 30 anos da Cooperativa Paulista de Teatro, a serem completados em 2009. Escrito por Iná Camargo Costa, a pedido da Cooperativa, a pesquisa contou com o apoio de Dorberto Carvalho e levou mais de um ano para ser concluída.

No dia do lançamento, serão realizadas apresentações de grupos teatrais fomentados e de grupos que sugiram em conseqüência de ações incentivadas pela Lei de Fomento, como nos projetos do grupo Caixa de Imagens, da Cia. Estável e do grupo Sobrevento.

Ilustrando os benefícios indiretos da Lei, os grupos Caixa de Imagens, Sobrevento e a Cia. Estável mostrarão como os seus projetos se ampliaram às comunidades onde atuam, ao apresentando performances teatrais de novos núcleos artísticos, que surgiram dentro das ações fomentadas.

A Casa da Tia Siré é um coletivo que surgiu de interesses comuns entre alunos e integrantes do projeto "Amigos da Multidão", da Cia. Estável de Teatro, realizado entre 2001 e 2004, no bairro Cangaíba, Zona Leste de São Paulo. Já o grupo Mão na luva é um núcleo nascido em atividades do grupo Sobrevento, que já formou mais de 20 marionetistas devido às atividades viabilizadas pelo Fomento.


O Livro

O livro "A Luta dos grupos Teatrais de São Paulo por Políticas Públicas para a Cultura" analisa os cinco primeiros anos da Lei Municipal de Fomento ao Teatro.

Da crítica aos modelos de financiamento público que se dão por meio da isenção fiscal, até o movimento da classe teatral A arte contra a barbárie, que foi uma das células de germinação da Lei de Fomento ao Teatro, o livro de Iná Camargo Costa compõe o retrospecto da luta dos grupos teatrais de São Paulo por políticas públicas para o setor.

Para além desta tarefa, o volume relata as experiências fomentadas e mostra os impactos que a Lei trouxe na diversificação da cena teatral, ao compor uma nova fisionomia para o teatro paulistano.


Os autores

Iná Camargo Costa – Doutora em Filosofia, Iná é professora aposentada pela USP. Pesquisadora do teatro épico e da dramaturgia nacional, é uma militante incansável do movimento teatral paulistano, por sua presença constante nas rodas de formação dos grupos de São Paulo. A autora não cobrou honorários para escrever o livro. Segundo ela, os seus rendimentos como aposentada, oriundos do estado, já a remuneram o suficiente para trabalhar para a causa pública.

Dorberto Carvalho – ex-secretário da Cooperativa Paulista de Teatro, formado em Letras pela USP, atua na promoção de Políticas Públicas para a Cultura e para a formação de públicos para o teatro.

A Secretaria Municipal de Cultura contribuiu para a composição do livro ao autorizar a publicação de dados estatísticos sobre o Programa, que constam nos anexos ao texto de Iná e Dorberto.


A Lei de Fomento

O livro resgata a história do Arte Contra a Barbárie – movimento iniciado em 1998 pelas Companhias Folias D´arte, Latão, Vertigem, Grupo Tapa e Pia Fraus – que ganhou a adesão de boa parte da categoria e derivou no Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, Lei 13.279, em 2002.

O projeto concebido pelo Arte Contra a Barbárie, amplamente discutido com a classe teatral, em encontros na antiga sede dos Parlapatões, em Pinheiros, no Oficina, no Teatro de Arena e diversos outros espaços, teve a participação ativa do diretor teatral Luis Carlos Moreira (Grupo Engenho) e Cezar Vieira (Teatro Popular União e Olho Vivo).

Estão presentes: a história do movimento, a instauração da Lei, que teve votação unânime na Câmara (via projeto apresentado pelo então vereador Vicente Cândido), os debates públicos com as comissões julgadoras dos editais, o processo de politização dos grupos e companhias, a experiência do Jornal O Sarrafo, entre outros momentos importantes para a consolidação do programa de fomento.

A luta pela manutenção do programa, de modo independente à variação dos governos municipais em vigência e às instabilidades partidárias, compõe o painel de uma história paradigmática no debate nacional sobre fundos e incentivos fiscais nas políticas públicas para a cultura a serem desenvolvidas no Brasil.

De junho de 2002 a janeiro de 2008, foram realizados 13 editais do Programa, pelos quais 192 projetos de 93 núcleos artísticos da cidade de São Paulo foram selecionados, propiciando condições – não só para a montagem de seus espetáculos – para a manutenção de suas pesquisas estéticas e interventivas.

SERVIÇO
- Lançamento do livro A Luta dos Grupos Teatrais de São Paulo por Políticas Públicas Para a Cultura – de Iná Camargo Costa e Dorberto Carvalho. (280 páginas)
- Apresentação de grupos teatrais convidados.

Local: Espaço Parlapatões (Praça Roosevelt, 158, Centro)
Horário: 21h
Ingresso: As apresentações têm entrada franca (o livro será distribuído gratuitamente).
Informações: (11) 2117-4710/ (11) 2117-4711

Nenhum comentário: