sexta-feira, outubro 07, 2011
Gestão de espaços culturais: Itaú Cultural assumiu a gestão do Auditório Ibirapuera em SP
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Ana Cláudia Barros, do site Terra Magazine, fez uma entrevista com Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, sobre as novas mudanças na gestão do Auditório Ibirapuera em São Paulo.
Três metas já foram delineadas:
- dialogar mais e melhor com o Parque do Ibirapuera;
- gerar legado para a arte e a cultura
- e "dar luz" à Escola de Música do Auditório.
Além destas metas, Eduardo Saron informou que o Itaú Cultural assumiu um compromisso com a prefeitura de "radicalizar a democratização do acesso à produção cultural que acontece no Auditório".
Uma das primeiras medidas: redução do ingresso, que passa de R$ 30 para R$ 20.
Contexto
Inaugurado em 2005, o Auditório Ibirapuera leva a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer e tem como foco principal apresentações de espetáculos musicais. Até 2010, era mantido por uma operadora de telefonia celular - responsável pela construção do espaço -, mas passou a ser gerido, com apoio do Ministério da Cultura, pelo Instituto Auditório Ibirapuera, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que se desvinculou da administração no meio deste ano. Com a desistência, a Secretaria Municipal da Cultura abriu edital para encontrar um novo gestor.
Mudanças no modelo de financiamento
No Brasil é comum espaços culturais buscarem recursos para gestão de espaços culturais através de leis de incentivo ou editais.
O Itaú Cultural começa sua gestão com mais uma inovação: pretende investir neste primeiro ano R$ 10 milhões em programação e manutenção do local, sem nenhum incentivo cultural, seja municipal, estadual ou federal. Trata-se de uma verba proveniente de recursos próprios.
Perspectivas
O Itaú Cultural ficará à frente da administração do auditório até 2016.
Leia a entrevista na íntegra
Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5386376-EI6581,00-Novo+gestor+Vamos+democratizar+acesso+ao+auditorio+do+Ibirapuera.html
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* Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em 2005 prestou serviços de produção executiva para Opus Promoções em shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), internacionais (Avril Lavigne, Steel Pulse) e festivais (Claro que é Rock, IBest Rock, Live n´ Louder). Em 2007 foi empresário da banda Pata de Elefante. Mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou como administrador e produtor executivo junto a diretoria do Grupo Nós do Morro até 2009. Hoje é voluntário do grupo. Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural. Ter trabalhado com artistas, grandes eventos e num grupo importante não alterou o seu modo de vida simples, característico de uma pessoa que nasceu numa cidade do interior do Brasil.
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