sexta-feira, abril 09, 2010

Álbum Virtual Trama: música gratuita que paga quem produziu a música



Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Em janeiro, publiquei o post "Afinal, a música de ser paga ou gratuita?" no qual comentei que as visões apocalípticas sobre entrega de conteúdo musical gratuito estavam em processo de mudança. Citei inclusive o artigo do João Marcelo Bôscoli, fundador e presidente da Trama Music Group, publicado no blog Acesso, no qual ele explica como funciona o modelo adotado por sua gravadora.

Essa tendência de disponibilizar conteúdo de forma gratuita é apontada no livro "Free: The Future of a Radical Price" do polêmico Chris Anderson.



Como presto assessoria para a Pata de Elefante, estou tendo a oportunidade de acompanhar mais de perto este novo modelo de negócios. A Trama está lançando hoje "Na Cidade", o novo trabalho da banda, através do Álbum Virtual.


Leia mais no Overmundo...


O Álbum Virtual é um site onde o conteúdo é disponibilizado gratuitamente sem proteção (DRM). Isso permite que você baixe a música e deixe no seu computador, copie para CD, pen-drive ou em qualquer outra mídia.

O conceito é o seguinte:



Fazendo uma breve análise deste conceito, a partir da obra “Administração de Marketing” de Philip Kotler, mestre em economia pela Universidade de Chicago, doutor em economia pelo MIT, pós-doutor em matemática pela Universidade de Harvard e pós-doutor em ciência comportamental pela Universidade de Chicago, percebe-se que o Álbum Virtual Trama foi cuidadosamente planejado, abrangendo a maior parte dos fatores que constituem o escopo do marketing:

o bem: disponibiliza fonogramas (arquivos eletrônicos de música gravada);

o serviço: oferece aos clientes um “cardápio” musical amplo, que valoriza a diversidade cultural;

a experiência: possibilita através de uma interface amigável que o público “mexa no Cd”: é possível ver a capa, contracapa e folhear o encarte;

evento: o lançamento virtual passa a inaugurar uma nova fase no conceito de evento, antes visto apenas como algo presencial;

lugares: o bem e o serviço podem ser acessados em qualquer lugar do planeta que se tenha conexão com internet;

propriedade intelectual: foi cuidadosamente planejada, de maneira que o artista tem seus direitos morais e patrimoniais respeitados;

informações: para baixar as músicas, é necessário cadastrar-se. Isso permite que a Trama estabeleça um processo contínuo de aprendizagem do comportamento de consumo dos internautas que acessam o Álbum Virtual.

ideia: o produto e serviço estão estabelecidos numa plataforma virtual que entrega o conceito/benefício “de graça pra você e remunerado pro artista".


Indo para a prática: como baixar um disco no Álbum Virtual Trama

Digite no seu navegador http://albumvirtual.trama.uol.com.br/lancamentos e clique no ícone da capa do disco. Uma tela irá se abrir mostrando o álbum da banda e uma barra superior com todas as funcionalidades que podem ser utilizadas.



Para baixar, é necessário se cadastrar no site, mas é um procedimento muito rápido e que vale a pena. Em aproximadamente 3 minutos (bem menos tempo do que você levá-la numa loja física comprando um disco ou CD...) você fica com os arquivos das músicas e pode escutá-las onde quiser.

Leia o release do lançamento do disco.

Nenhum comentário: