sexta-feira, abril 09, 2010
Álbum Virtual Trama: música gratuita que paga quem produziu a música
Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante
Em janeiro, publiquei o post "Afinal, a música de ser paga ou gratuita?" no qual comentei que as visões apocalípticas sobre entrega de conteúdo musical gratuito estavam em processo de mudança. Citei inclusive o artigo do João Marcelo Bôscoli, fundador e presidente da Trama Music Group, publicado no blog Acesso, no qual ele explica como funciona o modelo adotado por sua gravadora.
Essa tendência de disponibilizar conteúdo de forma gratuita é apontada no livro "Free: The Future of a Radical Price" do polêmico Chris Anderson.
Como presto assessoria para a Pata de Elefante, estou tendo a oportunidade de acompanhar mais de perto este novo modelo de negócios. A Trama está lançando hoje "Na Cidade", o novo trabalho da banda, através do Álbum Virtual.
Leia mais no Overmundo...
O Álbum Virtual é um site onde o conteúdo é disponibilizado gratuitamente sem proteção (DRM). Isso permite que você baixe a música e deixe no seu computador, copie para CD, pen-drive ou em qualquer outra mídia.
O conceito é o seguinte:
Fazendo uma breve análise deste conceito, a partir da obra “Administração de Marketing” de Philip Kotler, mestre em economia pela Universidade de Chicago, doutor em economia pelo MIT, pós-doutor em matemática pela Universidade de Harvard e pós-doutor em ciência comportamental pela Universidade de Chicago, percebe-se que o Álbum Virtual Trama foi cuidadosamente planejado, abrangendo a maior parte dos fatores que constituem o escopo do marketing:
• o bem: disponibiliza fonogramas (arquivos eletrônicos de música gravada);
• o serviço: oferece aos clientes um “cardápio” musical amplo, que valoriza a diversidade cultural;
• a experiência: possibilita através de uma interface amigável que o público “mexa no Cd”: é possível ver a capa, contracapa e folhear o encarte;
• evento: o lançamento virtual passa a inaugurar uma nova fase no conceito de evento, antes visto apenas como algo presencial;
• lugares: o bem e o serviço podem ser acessados em qualquer lugar do planeta que se tenha conexão com internet;
• propriedade intelectual: foi cuidadosamente planejada, de maneira que o artista tem seus direitos morais e patrimoniais respeitados;
• informações: para baixar as músicas, é necessário cadastrar-se. Isso permite que a Trama estabeleça um processo contínuo de aprendizagem do comportamento de consumo dos internautas que acessam o Álbum Virtual.
• ideia: o produto e serviço estão estabelecidos numa plataforma virtual que entrega o conceito/benefício “de graça pra você e remunerado pro artista".
Indo para a prática: como baixar um disco no Álbum Virtual Trama
Digite no seu navegador http://albumvirtual.trama.uol.com.br/lancamentos e clique no ícone da capa do disco. Uma tela irá se abrir mostrando o álbum da banda e uma barra superior com todas as funcionalidades que podem ser utilizadas.
Para baixar, é necessário se cadastrar no site, mas é um procedimento muito rápido e que vale a pena. Em aproximadamente 3 minutos (bem menos tempo do que você levá-la numa loja física comprando um disco ou CD...) você fica com os arquivos das músicas e pode escutá-las onde quiser.
Leia o release do lançamento do disco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário