quinta-feira, abril 08, 2010

Disciplina e organização são qualidades aliadas da criatividade


O ator Paulo José fala da experiência de viver o personagem Quincas de Jorge Amado


Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Em geral, pensa-se que criatividade é algo somente associado ao caos. Isso ocorre porque muitas vezes as pessoas pensam que caos é ausência de organização. Contudo, caos não é o oposto de organização, mas sim outra forma de organização.

Comecei falando isso porque esta semana tive a oportunidade de aprender muito sobre a relação entre a disciplina, a organização e a criatividade com a matéria "Dentro do Parkinson de Diversões" de Armando Antenore, publicada na edição 152 da Revista Bravo, do mês de abril.

Nela o ator Paulo José, protagonista do filme "Quincas Berro D'Água", que estréia nos cinemas em maio, e que está atuando na peça "Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar", fala, entre vários assuntos, sobre a disciplina e a organização que precisa ter para driblar os obstáculos impostos pelo Mal de Parkinson há 17 anos e continuar atuando. Ele segue na ativa.

Ao final da entrevista, tive a impressão que uma coisa alimenta a outra: a disciplina permite que ele tome os cuidados necessários para continuar atuando; a criatividade lhe permite inventar brincadeiras para tornar mais agradáveis os exercícios e o tratamento e a organização permite que ele consiga distribuir o seu tempo para cuidar de sua saúde e exercer a sua arte.

Como sempre a Bravo está ótima. Quem ainda não leu, vale a pena pegar uma nas bancas e aprender mais esta importante lição com um ator que há 61 anos acredita em seu trabalho na dramaturgia.

Nenhum comentário: