domingo, janeiro 29, 2023

Cris Olivieri e Nichollas Alem falam sobre o novo momento da Cultura brasileira com as jornalistas Bárbara Pereira e Francini Augusto

(Ministra da Cultura Margareth Menezes - foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) 


Por Alexandre Barreto* (alebarreto@gmail.com)


Passado um bom tempo sem postar aqui no blog (última postagem é de 2021), lentamente irei compartilhar assuntos que acredito que influenciam diretamente no que eu chamaria de "ecossistema da economia criativa brasileira". Quando falo na economia criativa, trata-se apenas de uma opção. Em nenhum momento estou dizendo que a dimensão econômica da Cultura é mais importante que a dimensão simbólica ou que a dimensão cidadã.

Nesse recomeço, compartilho aqui um diálogo bem interessante publicado no podcast Jabuticaba Sem Caroço #201. Transcrevo na íntegra: "neste episódio, Bárbara Pereira e Francini Augusto entrevistam Cris Olivieri, advogada especializada no setor cultural e porta-voz do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais (FBDC), e Nichollas Alem, fundador e presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes (IDEA), que sugerem o que esperar em relação ao desempenho do ministério neste terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva".

Destaco aqui que a Cristiane Olivieri é uma das primeiras pessoas no Brasil a se preocupar com a difusão do conhecimento sistematizado sobre produção cultural, sendo uma das autoras do Guia Brasileiro de Produção Cultural, juntamente com o querido amigo Edson Natale, livro que foi uma das minhas primeiras referências lá pelos idos de 2004.


Segue o link

https://sputniknewsbrasil.com.br/20230124/a-volta-do-ministerio-da-cultura-no-governo-lula-o-que-esperar-27162676.html


*************************************





* Alexandre "
Alê" Barreto é Administrador de Empresas, MBA em Gestão Cultural, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. É apaixonado por temas relacionados a estratégia e gestão. Acredita que Arte e Cultura são motores da Inovação. Adora gerenciar projetos e trabalhar com equipes criativas. Criou em 2006 o "Produtor Independente", um dos primeiros blogs sobre produção e gestão cultural no Brasil. Atualmente é professor no Centro Universitário Uninorte (Rio Branco/AC), está cursando especialização em Product Management e especialização em Gestão de Projetos. E está buscando novo desafios!

Nenhum comentário: