terça-feira, outubro 23, 2018

Conheça os temas que estão pautando a inovação, tecnologia e comportamento




Por Alexandre Barreto*


Uma boa forma de ampliar o seu olhar, não só como produtor e gestor cultural, mas como profissional em qualquer área, interessado em aprimorar sua carreira profissional, é conhecer os temas que estão pautando a inovação, tecnologia e comportamento.



Uma boa fonte é assistir a série "Expresso Futuro", apresentada por Ronaldo Lemos, no Canal Futura.




Ronaldo Lemos é advogado, especialista em mídia, propriedade intelectual e tecnologia. É um dos criadores do Marco Civil da Internet e renomado autor de livros, artigos e pareceres, no Brasil e no exterior. É mestre em direito pela universidade de Harvard e doutor em direito pela USP. É representante no Brasil do MIT Media Lab. Foi professor visitante nas Universidades de Princeton e Oxford. Membro do Conselho de Administração da Mozilla, do Hospital Oswaldo Cruz e de várias organizações nas áreas de inovação e tecnologia. Foi eleito em 2015 pelo Fórum Econômico Mundial como um dos Jovens Líderes Globais. É colunista da Folha de S.Paulo e da revista Trip. É diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITSrio.org) e professor da cadeira de Direito da Internet da UERJ. É colunista e apresentador da Globonews para temas relacionados a tecnologia.

Seguem os links da Temporada 1 (2017).

Temp. 1 | Ep. 1 Inteligência Artificial
Como a inteligência artificial vai mudar as nossas vidas? Ronaldo investiga como ela está presente no nosso cotidiano e quais são os impactos positivos e negativos, como o desaparecimento de empregos.
http://www.futuraplay.org/video/inteligencia-artificial/368898/

Temp. 1 | Ep. 2 Cidades Inteligentes
Ronaldo mostra como a tecnologia está revolucionando os serviços públicos, a mobilidade urbana e outros setores, e a importância de criarmos "cidadãos inteligentes" para as cidades do futuro.
http://www.futuraplay.org/video/cidades-inteligentes/369852/

Temp. 1 | Ep. 3 Relacionamentos em Tempos de Hiperconexão
Como a tecnologia mudou a forma como as pessoas se conhecem, se comunicam e namoram? Ronaldo conversa com especialistas e questiona se a tecnologia nos torna mais conectados ou mais solitários.
http://www.futuraplay.org/video/relacionamentos-em-tempos-de-hiperconexao/369849/

Temp. 1 | Ep. 4 O Futuro do Trabalho
Ronaldo investiga como a forma de trabalharmos mudou através da internet e fala também sobre o fenômeno do trabalho não remunerado nas indústrias criativas.
http://www.futuraplay.org/video/o-futuro-do-trabalho/369846/

Temp. 1 | Ep. 5 Moedas Virtuais, o Futuro das Finanças
Em tempos de crise econômica, a internet está revolucionando os serviços financeiros. Ronaldo investiga o bitcoin, a tecnologia blockchain e as inovações que isso tudo está trazendo.
http://www.futuraplay.org/video/moedas-virtuais-o-futuro-das-financas/369843/

Temp. 1 | Ep. 6 Democracia e Tecnologia
Como a tecnologia vai revolucionar a participação dos cidadãos na vida pública? A democracia pode ser melhorada com a internet? Ronaldo investiga o futuro dos governos e da democracia na era digital.
http://www.futuraplay.org/video/democracia-e-tecnologia/375279/

Temp. 1 | Ep. 7 Realidade Virtual
Como a realidade virtual está sendo aplicada na arte, entretenimento e até em estudos acadêmicos? Ronaldo analisa como essa tecnologia vai revolucionar setores diversos.
http://www.futuraplay.org/video/realidade-virtual/375276/

Temp. 1 | Ep. 8 Ativismo na Internet
Como a internet mudou a forma de se protestar e de se fazer política? Ronaldo fala sobre hacktivismo, movimentos como Anonymous e também debate os direitos dos usuários da internet.
http://www.futuraplay.org/video/ativismo-na-internet/375273/

Temp. 1 | Ep. 9 Arte e Tecnologia
Como a arte é impactada pela tecnologia? Ronaldo conversa com artistas e instituições para entender como esse mundo está se adaptando e inovando com novas práticas e ferramentas.
http://www.futuraplay.org/video/arte-e-tecnologia/379974/

Temp. 1 | Ep. 10 Inovadores Brasileiros no Exterior
Ronaldo encontra brasileiros que saíram do país e se tornaram referências dentro de suas áreas. Ele conversa com profissionais que estão usando a tecnologia para inovar.
http://www.futuraplay.org/video/inovadores-brasileiros-no-exterior/3805


*************************************


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]


*************************************





* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS), MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) no Rio de Janeiro e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Alê é um empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e CriativaSaiba mais

Nenhum comentário: