O sucesso da execução de uma ideia depende de planejamento e de fatores incertos
Por Alê Barreto *
A atividade do planejamento é muito sedutora. Ela nos permite brincar de deuses. O Word, o Excel, o flip-chart, o powerpoint, o papel, todos eles aceitam tudo. Em minutos somos capazes de nos convencer que o mercado vai ser revolucionado com a nossa proposta. Mas será que o mercado é tão fraterno e colaborativo como imaginamos?
Veja a imagem deste texto. Tomar uma decisão sob a influência de um mercado é como decidir o que fazer caso uma abelha resolva pousar na perna de alguém que está fazendo este número de acrobacia. Quantas coisas podem acontecer? Um pequeno movimento pode colocar em risco a vida de todos.
Tomar uma decisão sob a influência de um mercado também pode ser como decidir no meio de um incêndio para onde devemos correr. Mesmo que o prédio onde você esteja tenha uma sinalização correta, mesmo que até você tenha um treinamento para situações de emergência, existe um fator imprevisível: o que as demais pessoas que estão no prédio vão fazer. Será que entrarão em pânico e em atitudes desesperadas vão lhe agredir enquanto você tenta escapar? Será que vão se aglomerar e obstruir uma saída por onde você vai tentar passar?
A ideia de que o planejamento lhe dará garantias de saber o que fazer em caso de imprevistos é limitada. Num planejamento você poderá prever como agir em caso de dificuldades. Mas se você não conhece bem uma determinada atividade que pretende executar, como poderá prever no planejamento a maior parte dos imprevistos que podem ocorrer?
Vários obstáculos são difíceis de prever. São o que chamamos "elementos incertos". Vejamos três exemplos. Primeiro: como as pessoas, potenciais consumidoras dos serviços ou produtos que você deseja oferecer, vão reagir a sua oferta. Segundo: como seus colaboradores e parceiros vão executar o que você planejou. Terceiro: como você vai reagir se as coisas não saírem conforme o melhor cenário planejado.
Estar atento para estas três grandes incertezas poderá fazer uma grande diferença na hora de você se debruçar sobre um planejamento. Estar atentos para elementos constantes e elementos pré-determinados também fornecerá melhores subsídios para pensar um cenário futuro. Elementos constantes são situações com poucas probabilidades de sofrerem mudanças. Elementos pré-determinados são situações que já dão sinais de que vão ocorrer.
Uma forma de pensar se uma ideia ou projeto pode se tornar um negócio viável economicamente é ver se é um modelo de negócios economicamente viável. Para isso, recomendo o livro "Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios" escrito por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur.
Adquira o livro "Carreira Artística e Criativa", o novo livro do Produtor Independente, que apresenta um panorama sobre a noção de gestão de carreira e atitudes que poderão contribuir com o seu desenvolvimento.
Leia também:
Vamos começar 2017 realizando mais e reclamando menos? Escreva seus projetos
O que é o Produtor Independente, sua missão e como melhorar sua experiência
*************************************
[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]
*************************************
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi71UgdsXGZkYm3lmKaApBnHGmVmeHRONHPxV6_jkwqVM6V7k62nZFbGQopVkXGAFlKso9otB9A5MVmA-oK90BQYRZHKEaBU7dvIV_Zn38uKPqOb_sOQzCzkMLQlvHROiauJFGRVQ/s1600/perfil+rodap%25C3%25A9.png)
* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa. Saiba mais
Veja a imagem deste texto. Tomar uma decisão sob a influência de um mercado é como decidir o que fazer caso uma abelha resolva pousar na perna de alguém que está fazendo este número de acrobacia. Quantas coisas podem acontecer? Um pequeno movimento pode colocar em risco a vida de todos.
Tomar uma decisão sob a influência de um mercado também pode ser como decidir no meio de um incêndio para onde devemos correr. Mesmo que o prédio onde você esteja tenha uma sinalização correta, mesmo que até você tenha um treinamento para situações de emergência, existe um fator imprevisível: o que as demais pessoas que estão no prédio vão fazer. Será que entrarão em pânico e em atitudes desesperadas vão lhe agredir enquanto você tenta escapar? Será que vão se aglomerar e obstruir uma saída por onde você vai tentar passar?
A ideia de que o planejamento lhe dará garantias de saber o que fazer em caso de imprevistos é limitada. Num planejamento você poderá prever como agir em caso de dificuldades. Mas se você não conhece bem uma determinada atividade que pretende executar, como poderá prever no planejamento a maior parte dos imprevistos que podem ocorrer?
Vários obstáculos são difíceis de prever. São o que chamamos "elementos incertos". Vejamos três exemplos. Primeiro: como as pessoas, potenciais consumidoras dos serviços ou produtos que você deseja oferecer, vão reagir a sua oferta. Segundo: como seus colaboradores e parceiros vão executar o que você planejou. Terceiro: como você vai reagir se as coisas não saírem conforme o melhor cenário planejado.
Estar atento para estas três grandes incertezas poderá fazer uma grande diferença na hora de você se debruçar sobre um planejamento. Estar atentos para elementos constantes e elementos pré-determinados também fornecerá melhores subsídios para pensar um cenário futuro. Elementos constantes são situações com poucas probabilidades de sofrerem mudanças. Elementos pré-determinados são situações que já dão sinais de que vão ocorrer.
Uma forma de pensar se uma ideia ou projeto pode se tornar um negócio viável economicamente é ver se é um modelo de negócios economicamente viável. Para isso, recomendo o livro "Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios" escrito por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur.
Adquira o livro "Carreira Artística e Criativa", o novo livro do Produtor Independente, que apresenta um panorama sobre a noção de gestão de carreira e atitudes que poderão contribuir com o seu desenvolvimento.
Leia também:
Vamos começar 2017 realizando mais e reclamando menos? Escreva seus projetos
O que é o Produtor Independente, sua missão e como melhorar sua experiência
*************************************
[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]
*************************************
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi71UgdsXGZkYm3lmKaApBnHGmVmeHRONHPxV6_jkwqVM6V7k62nZFbGQopVkXGAFlKso9otB9A5MVmA-oK90BQYRZHKEaBU7dvIV_Zn38uKPqOb_sOQzCzkMLQlvHROiauJFGRVQ/s1600/perfil+rodap%25C3%25A9.png)
* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa. Saiba mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário