terça-feira, fevereiro 07, 2017

Você aumenta sua chance de sucesso em vendas quando realiza uma boa abordagem





Por Alê Barreto *


Se você está de alguma forma acompanhando as redes sociais, em especial o Facebook, já deve ter percebido que em qualquer direção que você olhe, vai encontrar postagens ou anúncios impulsionados oferecendo “livros gratuitos”, “dicas para sua saúde”, “métodos para ser um líder de sucesso”, “maneiras de fazer com que seus vídeos no YouTube recebam milhões de visualizações”, “o jeito certo de enriquecer” e por aí vai. Ícaro de Carvalho fala muito bem sobre isso no texto "Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você", publicado no Medium.


Para quem é adolescente ou jovem, de fato, os tais "métodos" são uma novidade. Mas se você já está passou dos 40, já deve ter percebido que são novas versões de antigos sistemas de vendas que são verdadeiras lavagens cerebrais. Nos anos 90 foram muito utilizados para forçar as pessoas a comprar cosméticos, clubes de turismo, assinaturas de jornais e revistas, cursos de inglês, seguros, planos de saúde, cartões de crédito, etc. Lembram da Amway? Estes sistemas se ampliaram e hoje em dia são utilizados para vender quase tudo que você possa imaginar. O que todos tem em comum: prometem que se você seguir suas instruções, irá ficar rico.

Eu vou lhe sugerir um método que não tem nada de milagroso, que não promete vendas rápidas, muito menos que você vai ficar rico. A única coisa que posso garantir é que você poderá fazer algo diferente, de maneira acessível e econômica. E ao fazer algo diferente, poderá se diferenciar de uma grande massa de pessoas que segue as modas existentes.

O método que vou lhe sugerir é descobrir a sua maneira natural de abordar as pessoas. Se você já leu sobre vendas, poderá pensar “primeiro vem o planejamento”. Sim, você está certo. Mas estou sugerindo uma abordagem muito prática, que evita as procrastinações que infindáveis ações de planejamento podem desencadear. Repetindo: experimente descobrir a sua maneira natural de abordar as pessoas. Como você aborda seus amigos? Como aborda colegas de trabalho? Como aborda pessoas na rua quando está buscando informações? Perceber como você se comunica com as pessoas, vai lhe dar muitas pistas sobre o que você já faz naturalmente, que traz bons resultados para a sua vida e pode ser ampliado. 

Todas as vezes que consigo me desapegar da multidão de informações que habitam minha mente sobre “como vender” e escuto minha voz interior, consigo naturalmente realizar uma boa abordagem, aquela que não soa artificial, que não fico repetindo como um robô o que todos repetem. Toda vez que me dou a oportunidade de falar com as pessoas naturalmente, vendo muito mais. E mesmo quando não vendo, aprendo mais rapidamente o que necessita melhorar na minha comunicação para começar a vender mais e deixo uma boa impressão nas pessoas. 

Se você já usa recursos automatizados de promoção de venda, como e-mail marketing, por exemplo, não precisa abandoná-los. Mas repense a forma como vem utilizando. Se você está copiando textos prontos e repetindo mecanicamente, avalie: está realmente despertando a atenção das pessoas? Quando você faz um disparo de e-mail para uma lista de endereços, oferecendo um show, isso está surtindo efeito? Quando você posta um conteúdo em rede social, ele provoca reação nas pessoas? Você já experimentou ver a diferença entre enviar um anúncio e fazer um vídeo oferecendo um espetáculo?

Não gaste seu tempo apostando em “fórmulas de sucesso”. Acredite na sua capacidade de utilizar um recurso que dificilmente será copiado e utilizado por outras pessoas: o seu jeito único de se comunicar com as pessoas.

Lembre: você aumenta sua chance de sucesso em vendas quando realiza uma boa abordagem. E boa abordagem começa com ser natural em sua comunicação.



*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************





* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: