segunda-feira, dezembro 12, 2016

O Brasil de Walter Firmo


Entrevista de Walter Firmo concedida ao Conversa Afiada




Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com





Em meio a tanta efervescência sobre "em que Brasil vivemos" ou "que Brasil queremos", iniciada nas manifestações de 2013, fiquei pensando em falar sobre profissionais cujas carreiras artísticas e criativas possuem o Brasil, sua cultura e seu povo como elementos centrais. Tanta gente faz isso que é difícil escolher. Ontem, mexendo em antigas fitas VHS, achei um filme chamado "O Brasil de Walter Firmo". Trata-se de um documentário premiado no Festival Nacional de Vídeo promovido pelo MAM/Rio. A data é janeiro de 1997. O documentário foi uma produção coletiva de Ana Lopes, João da Mata e Jorge Goia (Utopia Filmes).





Foto: Milton Montenegro



Procurei na internet, para recomendar aqui, mas não achei. Então pensei em mostrar algum outro material sobre Walter Firmo. Outra tarefa difícil. Há muitas imagens, reportagens e informações sobre este mestre da fotografia.

Felizmente achei duas fontes muito bacanas: uma que está no início desta postagem, uma entrevista concedida ao jornalista Paulo Henrique Amorim (parte 1 e parte 2), e outra que é uma autobiografia feita para a TV Facha.

Assista. Mestre Walter Firmo tem muito a ensinar sobre a carreira artística e criativa da fotografia. Uma de suas grandes referências é o fotógrafo húngaro André Kertész.




*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: