quinta-feira, abril 14, 2016

Conheça o mapa do jornalismo independente





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com



Apesar do foco de muitas pessoas que atuam na produção cultural ser bastante operacional (e isso não é crítica, é apenas constatação), muita gente se interessa por analisar e entender as mudanças que estão ocorrendo em nosso tempo, pois influenciam diretamente as atividades de planejamento e gestão.

Uma das grandes mudanças que tem ocorrido é no mundo da comunicação. Nesse sentido, encontrei uma iniciativa muito interessante que compartilho aqui. Agência Pública, organização que aposta num modelo de jornalismo sem fins lucrativos para manter a independência, elaborou um "mapa do jornalismo independente", a partir da seleção de iniciativas independentes que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas.

No texto de apresentação do projeto, a Agência Pública esclarece que "blogs não entraram porque geralmente são iniciativas individuais, com tom pessoal, não necessariamente jornalístico, e sem a pretensão de se tornarem veículos autossustentáveis, uma das marcas desta geração que está surgindo no jornalismo nacional" e que deixaram "(...) um monte de gente bacana de fora", mas que o mapeamento não está fechado e está aberto para receber sugestões de novos nomes e novas ideias.

Conheça o mapa



*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: