terça-feira, outubro 27, 2015

Circo Voador recebe 20ª edição do Tangolomango – Festival Internacional da Diversidade Cultural




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Um excelente exemplo de festival que fomenta a diversidade é o Tangolomango. Idealizado pela produtora Marina Vieira, profissional que é uma das minhas referências, o Tangolomango é uma ação multidimensional que estimula diferentes linguagens.

Segue o release do evento que me foi enviado pela assessora de imprensa.


Circo Voador recebe 20ª edição do Tangolomango – Festival Internacional da Diversidade Cultural


Dez grupos artísticos se unem em única apresentação para edição Rio-Conexão Internacional


A 20ª edição do Tangolomango – Festival Internacional da Diversidade Cultural, que será realizada no dia 8 de novembro, no Circo Voador, terá como tema Rio – Conexão Internacional. O evento volta ao Rio depois de quatro anos, promovendo o intercâmbio entre artistas brasileiros e estrangeiros, ligados à cultura tradicional ou contemporânea, que estejam no Rio de Janeiro, incentivando as trocas entre diferentes culturas.

Com Patrocínio da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e produzido pela Mil e Uma Imagens Cultura e Comunicação, o festival se baseia na generosidade intelectual e na produção compartilhada. Desse processo nasce um espetáculo inédito criado inteiramente de forma colaborativa, a partir de um espaço de valorização e integração das diferenças.

O projeto já passou por São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Buenos Aires, Bogotá, Santiago, entre outras cidades, sempre fazendo conexões entre uma cidade brasileira e uma estrangeira, proporcionando aos participantes experiências de trocas culturais. A edição carioca vai reunir artistas estrangeiros que tenham sede ou estejam de passagem pela cidade nesse período que se apresentarão com artistas locais. Tudo junto e misturado.

A edição carioca de 2015 vai contar com a participação dos grupos Ashmahan Danças Orientais, Cia Les Trois Clés, Coletivo Veracidade, Corpus Entre Mundos, Deslocadas, Na Batalha, Orquestra La Original de Musica Latina, Orquestra Tuhu, Tambores de Olokun e Negro Mendes.


Como acontece

O Tangolomango acontece em três momentos: No primeiro, os grupos se reúnem para se conhecer e apresentar seus trabalhos. No segundo, os artistas se juntam, agregando todas as experiências do intercâmbio, se transformando em uma única trupe para a criação e produção de um espetáculo exclusivo. Esses encontros vão acontecer no Pavilhão Teatro de Anônimo, na Fundição Progresso, nos dias 6 e 7 de novembro, em ações fechadas para o público. Já o terceiro e último momento acontece na lona do Circo Voador, no dia 8 de novembro, onde os participantes apresentarão para o público o resultado dessa inusitada e emocionante experiência.


O Festival

O Tangolomango – Festival Internacional da Diversidade Cultural nasceu em 2002 com a proposta de promover a troca, a produção compartilhada e a generosidade intelectual. Criou-se uma metodologia própria de promoção de intercâmbios para troca de olhares, experiências, culturas e linguagens, baseada na generosidade intelectual, presente em todas as atividades do festival. É como se fosse uma escola sem paredes, onde cada edição é um aprendizado novo, rico e dinâmico.

Nesses 13 anos de história já passaram pelo evento mais de 4,2 mil participantes de 340 grupos populares. Foram realizados quatro seminários internacionais, seis mostras de arte em espaços culturais e sete em estações de metrô. Cinco mostras de cinema e vídeo, no Brasil e na França, seis oficinas e workshops, 19 shows, sete documentários, quatro publicações, e seis fanzines, além de fazer parte da programação do Ano do Brasil na França com uma mostra de vídeos populares.

Criado pela gestora cultural Marina Vieira e dirigido desde 2011 por Ernesto Piccolo, o Tangolomango comemora a sua 20ª edição com o tema Rio- Conexão Internacional, trazendo para a cidade, mais uma vez, o encontro entre artistas de diversas nacionalidades e culturas.


Escambo Tangolomango

A edição de 2015 traz como novidade o primeiro Escambo Tangolomango, uma feira de troca que tem como objetivo inserir o público nessa experiência do intercâmbio cultural. A pessoa contribui com peças de diferentes partes do mundo como livros, CDs, adereços, postais, etc, para levar para casa novas peças. O foco é aumentar a troca de ideias, historias e culturas, proporcionando aos participantes um pouco da experiência vivida pelos artistas que integram do festival. O Escambo Tangolomango acontece, antes do show, das 18h às 20h, no Circo Voador.
Serviço

Tangolomango – Festival Internacional da Diversidade Cultural

Data:8 de novembro

Escambo Tangolomango
Horário: 18h
Apresentação
Horário: 20h

Local: Circo Voador
Rua Arcos – Lapa.

Gratuito

Indicação livre


Informações para a imprensa


Carolina Salgado – carola.salgado@yahoo.com.br – (21) 9-8235-9471


www.tangolomango.com.br

*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: