terça-feira, julho 14, 2015

Participe da Maratona de Oficinas e Consultorias da Incubadora Rio Criativo






Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



A Incubadora Rio Criativo é um centro de inovação que estimula o fortalecimento e a sustentabilidade dos empreendimentos da economia criativa do estado do Rio de Janeiro e seu desenvolvimento econômico e social.

Funciona na Praça Onze, centro do Rio, em um espaço de 2.500 m2, onde são oferecidas atividades de formação, apoio, e de geração de negócios para empresas, associações, redes setoriais e territoriais e agentes culturais dos 92 municípios do estado.

As oficinas, consultorias e maratonas são gratuitas e abertas ao público, abordando temas como inovação, planejamento, gestão de negócios e projetos, mobilização de recursos, assessorias financeira e jurídica, formalização, propriedade intelectual, comunicação e mobilização digital e treinamento de pitching.

A Incubadora Rio Criativo foi a primeira incubadora de economia criativa do Brasil.  Por seu pioneirismo, foi citada pela ONU, em 2010, como uma das experiências mundiais mais relevantes de fomento à economia criativa, e inspirou o Ministério da Cultura a implementar incubadoras em 14 estados.

O faturamento total da primeira geração de 16 empresas incubadas foi de R$ 10 milhões, após 18 meses de incubação.

É uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, instituída por decreto governamental em 2013.

A Incubadora Rio Criativo tem como parceiros: o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais; o Ministério das Comunicações; a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; a Agência Estadual de Fomento-AgeRio; a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado-FAPERJ; a FIRJAN; o SEBRAE-RJ; o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, Raízes da Tradição, entre outros.

São considerados setores da economia criativa: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, software aplicado à economia criativa, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural.


Inscreva-se na Maratona de Oficinas e Consultorias até 16 de julho



Fonte: http://www.riocriativo.rj.gov.br/#maratona



*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************






* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: