Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com
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Acabei de receber o livro "O Lugar do público: sobre o uso de estudos e pesquisas pelos museus" com direção e organização de Jacqueline Eidelman, Mélanie Roustan e Bernadette Goldsteim.
No texto de contracapa, o professor e pesquisador Teixeira Coelho traz um resumo importante sobre o conteúdo desta publicação, o qual transcrevo na íntegra:
"Este livro oferece uma visão de conjunto dos rumos desta disciplina que responde pelo nome de "estudos de público", do que se fazer para desenvolvê-la e, também, de modo indireto, de como evitar os excessos visíveis no interior desse território de investigação que corre o risco de tornar-se autônomo e desligado das preocupações reais dos criadores e dos destinatários da cultura e da arte.
As linhas de pesquisa propositivas e positivas emergem aqui ao redor de cinco eixos:
1) a cultura como componente de uma economia e uma sociedade "em movimento", sem referentes fixos;
2) a mudança nos modos de consumo de cultura e arte;
3) o novo papel simbólico da cultura e da arte;
4) os novos rumos da produção, difusão e mercado de cultura;
5) as possibilidades de planejamento da cultura e da arte".
O livro pode ser baixado também no site do Observatório Itaú Cultural.
Agradeço muito a toda equipe do Observatório Itaú Cultural pelo livro.
No texto de contracapa, o professor e pesquisador Teixeira Coelho traz um resumo importante sobre o conteúdo desta publicação, o qual transcrevo na íntegra:
"Este livro oferece uma visão de conjunto dos rumos desta disciplina que responde pelo nome de "estudos de público", do que se fazer para desenvolvê-la e, também, de modo indireto, de como evitar os excessos visíveis no interior desse território de investigação que corre o risco de tornar-se autônomo e desligado das preocupações reais dos criadores e dos destinatários da cultura e da arte.
As linhas de pesquisa propositivas e positivas emergem aqui ao redor de cinco eixos:
1) a cultura como componente de uma economia e uma sociedade "em movimento", sem referentes fixos;
2) a mudança nos modos de consumo de cultura e arte;
3) o novo papel simbólico da cultura e da arte;
4) os novos rumos da produção, difusão e mercado de cultura;
5) as possibilidades de planejamento da cultura e da arte".
O livro pode ser baixado também no site do Observatório Itaú Cultural.
Agradeço muito a toda equipe do Observatório Itaú Cultural pelo livro.
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Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. É um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.
Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com
Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. É um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.
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