terça-feira, agosto 12, 2014

Vamos falar de consumo?




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com



Começou hoje o "Cultura de Ponta debate Tribos Urbanas". O Cultura de Ponta foi idealizado pelo Grupo Cultural AfroReggae em parceria com o Grupo Light e patrocinado pelo Governo do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Os debates serão transmitidos ao vivo pelo www.afroreggae.org

12/08 - Universo Digital: oportunidades e riscos - terça-feira -15h
13/ 08 - Somos diferentes? Somos iguais? - tolerância, intolerância, identificação e bullying - quarta-feira - 15h
14/08 - Consumo Cultural: o que o consumo diz sobre você? - quinta-feira -15h


Eu fui convidado para participar do dia 14/08 (quinta-feira).

Comecei a acompanhar o assunto e vou deixar aqui algumas referências para quem tem interesse no tema do consumo. Não dá para falar em produção cultural, em gestão cultural, em cultura, em economia criativa, em administração da cultura, em gestão do entretenimento, e principalmente, em juventude, sem o contexto do consumo.



Para sobrevoar o assunto:



Tomei algumas notas assistindo o programa “Na Moral” da TV Globo, apresentado pelo jornalista Pedro Bial, que foi ao ar no dia 07 de agosto:


- há pessoas que vêem as compras como uma forma de inclusão. Isso está relacionado ao aumento de renda da chamada Classe C. Mas há também o discurso das compras como "inclusão" para quem defende o consumo de forma desenfreada.


- há pessoas que entendem que o consumo de roupas, acessórios, de produtos relacionados a aparência pessoal, está relacionado a ser “melhor percebido”.


- o consumo é também um forma de achar produtos que atendem a uma necessidade.



Veja o depoimento do MC Boy do Charme e da MC Pocahontas sobre a experiência do consumo.



- muitas marcas de luxo estão ficando mais acessíveis.


- ao mercado de consumo cabe despertar desejos.



Veja o vídeo da jornalista que explica a relação do mercado de luxo com a classe média.



- quem determina o que é supérfluo?



A atriz Maria Clara Gueiros fala sobre o estudo que fez "consumo, logo existo"





- antropólogo Michel Alcoforado comentou que todas as sociedades produzem e consomem. No Brasil há um “tabu” de falar sobre o consumo. Uma pessoa pode não ficar rica ou não comprar, mas não pode ficar “sem trabalho”.

Veja o debate de Michel Alcoforado e André Trigueiro sobre consumismo e sustentabilidade


- houve um debate muito interessante entre Mônica de Souza (Maurício de Souza Produções), Isabela Henriques (Instituto Alana), Marcel Dias (blog “Pai para toda obra”), Ana Cláudia (infância sem consumo) a respeito da Resolução 163 que considera abusiva toda publicidade direcionada às crianças.


Veja o depoimento de Isabela Henriques




Para aprofundar:

Leia o livro "Vida para Consumo" do sociólogo Zygmunt Bauman.





Aqui um trecho do livro, cortesia da editora Zahar.


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Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Seu trabalho pioneiro de disseminação de informações no blog e livro "Aprenda a Organizar um Show" têm inspirado pessoas que produzem ações culturais, artísticas e de economia criativa no Brasil.


Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

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