terça-feira, agosto 05, 2014

Trabalho com atividades criativas é sinônimo de organização




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


É uma pena que 90% dos discursos sobre produção e gestão cultural batam sempre na mesma tecla. Faça uma pesquisa. Entre no Google.

Ao pesquisar estes discursos, parece um labirinto que leva você sempre aos mesmos pontos de partida:

- falas sobre projetos (a maioria com foco em buscar dinheiro público);

- falas sobre captação de recursos (a maioria fala que captação de recursos é escrever projetos para buscar dinheiro público);

- falas sobre produção cultural (a maioria entende que produção cultural é fazer projetos para buscar dinheiro público).

Para mim este modelo só beneficia uma parcela de no máximo 10% das pessoas que buscam ser realizadores de ações criativas no país.

Se vários discursos são versões diferentes sobre “elaborar projetos para captar dinheiro público”, o que haveria de diferente para se pensar sobre produção e gestão cultural, sobre produção e gestão de atividades econômicas criativas?

Para mim o que há de diferente é pensar que o trabalho com atividades criativas necessita ser construído. É uma ponte que leva você a diferentes lugares. E para se construir uma ponte, é preciso de investimento de longo prazo.

Investimentos de longo prazo são pesquisa e inovação. E ninguém vai conseguir isso sem uma alicerce fundamental: organização.

Se você é um jovem de periferia e quer arrumar dinheiro para produzir uma mostra de grafite, vai ter que se organizar. Se você é um gestor e assumiu um museu, sabe que vai ter que se organizar. Se você arrumar um trabalho na área de eventos, sabe que vai ter que se organizar.

Logo, acho que a ênfase cada vez mais deve ser em se produzir reflexões e compartilhar cases de “organização” bem sucedidos. Do contrário, só vamos fazer parte do "coro" que adora reduzir produção e gestão cultural a "elaboração de projetos".

Para o Produtor Cultural Independente, trabalho com atividades criativas é sinônimo de organização.


******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, criador do blog, da marca e do programa "Produtor Cultural Independente", é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor cultural, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. Seu trabalho pioneiro de disseminação de informações no blog e livro "Aprenda a Organizar um Show" têm inspirado pessoas que produzem ações culturais, artísticas e de economia criativa no Brasil.


Rio de Janeiro (21) 9 7627 0690/ Porto Alegre (51) 9473-1561 alebarreto@gmail.com

Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro. Concluiu o curso MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ) e está finalizando sua monografia sobre carreira artística com a orientação da consultora Eliane Costa.

Nenhum comentário: