quarta-feira, junho 04, 2014

Quanto pagar para um produtor?




Por Alê Barreto*

alebarreto@gmail.com


"Quanto pagar para um produtor" é uma pergunta que pode também ser traduzida por "quanto pagar pelos serviços de um produtor" ou "quanto pagar por serviços de produção". A partir disso:

- qual é o tipo de produção que eu necessito?
- quanto tempo eu preciso deste serviço?
- que detalhes envolvem a execução deste serviço?

Com estas perguntas, posso ter uma noção melhor sobre que profissionais preciso encontrar, o tempo que vou precisar deles e que tipos de atividades este profissional deverá realizar.


Definido o tipo de serviço, o tempo e os detalhes, afinal, quanto pagar?

Há uma lenda que diz que "o percentual do produtor é 20%". É uma lenda porque um produtor não trabalha somente mediante pagamento de percentual sobre valor total de orçamento de um projeto. Só há previsão de percentual em editais públicos (e a maioria, abaixo de 20%). Na iniciativa privada, é livre negociação.

Nas situações em que o pagamento for fechado por um percentual, há que se ter muito cuidado. O pagamento por percentual é sempre em cima de uma base de cálculo.

Se o produtor aceitar receber 20% da bilheteria, de um show numa pequena casa noturna que vai faturar R$200,00 de portaria, os 20% não irão cobrir o trabalho realizado.

Uma boa base de cálculo é ver quanto o mercado está pagando por um gerente de projeto, por mês. A partir disso, combinar com o produtor como será o pagamento, se vai ser por diária, 
por semana, por mês, etc.



******************************************************************************************************


Leer también el libro "Aprende a Organizar un Show"


Fascículo 1 portugués (Fazer produção, que bicho é esse?) o español (“Hacer la producción”, ¿qué diablos es eso?)

Fascículo 2 - portugués (As Etapas de Produção do Showo español (Las etapas de un show)



******************************************************************************************************


Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.   Leia mais

Nenhum comentário: