quarta-feira, junho 11, 2014

O que fazer e conferir para aumentar as chances de um projeto ser aprovado?



Por Alê Barreto*

alebarreto@gmail.com


Neste blog, quando falo em projetos, sempre é a partir de uma perspectiva diferente da maioria das abordagens vigentes no Brasil, que convergem para frases como "dinheiro existe, o que faltam são bons projetos" ou "faltam pessoas preparadas para elaborar projetos".

Minha opinião: não faltam bons projetos em todos os lugares. Faltam projetos em determinados lugares.


Há lugares que há excesso de iniciativas e projetos, operando de forma desarticulada. Falta então é conhecimento técnico para organizar e articular estas iniciativas e projetos.

Sobre faltar pessoas preparadas, sempre faltarão pessoas preparadas, para a infinidade de desejos que cada vez mais nos permitimos ter e querer ver materializados. As melhorias sociais e econômicas das últimas décadas estão permitindo que possamos sonhar mais e tentar disputar recursos para ver estes sonhos serem realizados. 

Precisamos melhorar a educação como um todo no país para que possamos ampliar o nosso olhar. Precisamos de um olhar que nos permita perceber com mais atenção às demandas da sociedade ao invés de querermos apenas aprender a elaborar projetos e oferecer o que achamos que as pessoas precisam ou que pensamos que está faltando.

Feitas estas considerações, seguem algumas dicas práticas que acredito que poderão aumentar as chances de um projeto ser aprovado. Entenda-se aqui "ser aprovado" um projeto passar da fase de avaliação técnica após ter sido recebido direto por um possível patrocinador ou após ter sido recebido pela comissão encarregada de avaliar projetos em um programa ou edital.


O que fazer


Descubra o prazer de trabalhar com tempo

Pare de repetir discursos do tipo "hoje em dia é tudo para ontem". Aprenda a criar o seu tempo. Aprenda a aceitar convites para elaborar projetos em que haja tempo hábil para realizar.

Eduque parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores para que entendam que você é um profissional que busca elaborar projetos com qualidade, por isso evita trabalhar no ritmo de agências de publicidade antigas. As novas agências, de criação, projetos, comunicação, design, as novas empresas da chamada indústria criativa já estão entendendo que é necessária uma melhor gestão do tempo.

Velocidade nem sempre combina com inovação.



Quebre a resistência à leitura e entenda um edital

Editais são textos redigidos em linguagem formal, cheios de detalhes e extensos.

Tire pelo menos 3 horas para ler com atenção um edital. Faça anotações. Anote as dúvidas.



Escreva como acha que tudo vai acontecer

Faça uma pequena redação (ou grande) e descreva como tudo irá acontecer. Depois leia. Dê para outras pessoas lerem. Este exercício irá facilitar na hora de escrever a redação final do projeto.



O que conferir


Veja quem pode participar


Uma das primeiras coisas a ser verificada num edital é quem pode participar. Pessoas físicas? Empresas? Organizações da sociedade civil?


Inscrição e prazos

Veja quais são os procedimentos de inscrição e respectivos prazos, para ver se há tempo hábil para participar.


Documentação e anexos

Muitos editais solicitam muitos documentos. Além disso, também exigem informações anexas. Veja se tem condições de obter toda a documentação antes de encerrar o prazo das inscrições.


Leia também "Como ter o orçamento de um projeto aprovado num edital" e "Afinal, de quem é o projeto?"




******************************************************************************************************


Leer también el libro "Aprende a Organizar un Show"


Fascículo 1 portugués (Fazer produção, que bicho é esse?) o español (“Hacer la producción”, ¿qué diablos es eso?)

Fascículo 2 - portugués (As Etapas de Produção do Showo español (Las etapas de un show)



******************************************************************************************************


Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.   Leia mais

Nenhum comentário: