segunda-feira, maio 12, 2014

Vamos educar pessoas para produção no Rio Grande do Sul?




Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Não há cidade no Brasil onde não se ouça esta reclamação: "faltam produtores". Mas isso não é algo novo. Ouço isso desde 2003 (veja meu texto no portal colaborativo Overmundo  "Vamos educar pessoas para a produção cultural?").

Nas capitais, acredito que atualmente este não seja o principal problema. E mais: o Brasil não é apenas formado pelas capitais. Temos 27 capitais num universo de mais de 5570 municípios. 

O que falta em mais de 70% dos municípios brasileiros são pessoas com formação. Quando falo em "formação", me refiro a algum tipo de formação e que, de preferência, estimule que o produtor busque a melhoria contínua de seu trabalho, ao longo de sua carreira.

O que temos hoje no Brasil:

- uma pequena oferta de ensino, no ensino médio e em universidades (não temos nem 15 cursos no Brasil);
- uma oferta tímida também na pós-graduação;
- uma oferta ampla de cursos livres de elaboração de projetos ou profissionalizantes (PRONATEC);
- ações educativas do Ministério da Cultura e de Institutos Culturais.

Esta oferta não caminha na mesma proporção do número de pessoas que começam a realizar alguma ação artística. Por isso, encaro como uma verdadeira missão dar continuidade as ações formativas que iniciei em 2009.

Nos próximos dias estarei realizando uma ação formativa no Nordeste e pretendo começar uma ampla ação formativa no sul do país. A primeira delas estou tentando organizar em junho, em Porto Alegre, antes da Copa.


******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.   Leia mais

Nenhum comentário: