quinta-feira, maio 22, 2014

Participe do curso "Aprenda a Organizar um Show" dia 23 de maio em São Luis/MA





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Sexta-feira será um dia muito especial esta semana. Com produção e realização da Bureau Cultural, do produtor Valberlúcio Pereira, assessoria de comunicação de Alessandra Teixeira, apoio da Fundação Municipal de Cultura - FUNC, Teatro da Cidade, casa de shows Chinelo de Dedo, Patricia Cunha, jornal O Imparcial, Italo Stauffenberg e jornal O Estado, vou ministrar mais uma turma do curso "Aprenda a Organizar um Show".

Este curso começou em 2009, na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, numa pequena turma para integrantes do Grupo Nós do Morro. O curso deu origem a uma série de ações de formação e qualificação que já percorreram todas as regiões brasileiras.



curso de extensão na graduação em gestão cultural da Universidade do 
Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS) 



Aprenda a Organizar um Show é uma ideia que virou o primeiro método em língua portuguesa acessível disponível na internet de forma livre, sob licença Creative Commons, que permite que as pessoas possam copiar, distribuir e criar obras derivadas, desde que seja para uso não-comercial e que sejam compartilhadas pela mesma licença.

Os fascículos que já tiveram mais de 24.000 acessos, são citados em inúmeros trabalhos de graduação e pós-graduação, em publicações e no portal do SEBRAE e deram origem a uma publicação impressa, com apoio da Imagina Conteúdo Criativo, Rodrigo DMart, Yara Baugarten e Everson Nazari, que foi lançada em 2008 dentro da programação do IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), no Museu de Arte Moderna da Bahia, com prefácio do produtor cultural e professor doutor Leonardo Costa da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.
O livro pouco a pouco se consolida como fonte de consulta para profissionais das áreas de arte, comunicação, cultura, eventos, entretenimento e economia criativa.



Semana passada o livro começou a ser publicado em espanhol (Libro "Aprende a organizar un show" Fascículo 1“Hacer la producción”, ¿qué diablos es eso?)






Aprenda a Organizar um Show foi recomendado na reportagem “A Voz da Experiência”, 
publicada no Jornal O Globo



No curso você irá aprender:


- O que é fazer produção

- Quando e onde realizar um show

- Quais são as necessidades dos artistas e critérios para atendê-las

- Como fazer solicitações

- Noções sobre direitos autorais

- O que é fundamental acompanhar no trabalho de divulgação

- Avaliar custos e riscos do empreendimento

- Acompanhar a montagem de palco

- Organizar logística (receptivo, acompanhamento, hospedagem, transporte e alimentação)

- Coordenar serviços de apoio (camarim, bilheteria, segurança, limpeza)

- Realizar o fechamento das atividades do evento






******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa. Leia mais

Nenhum comentário: