quarta-feira, maio 28, 2014

Bruno Rodrigues lança o livro "Webwriting - Redação para a Mídia Digital"




Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Acabei de receber um e-mail do Bruno Rodrigues, pessoa que admiro e que é uma referência, desde 2007. Ele lançou no Rio de Janeiro o seu novo livro e em agosto estará também lançando em São Paulo.


Mais do que aprender "fórmulas" ou "modelos" para escrever projetos, um bom profissional da nova economia criativa (arte, comunicação, cultura, entretenimento, design, moda, artesanato, mídias digitais, cultura digital, etc) precisa sempre analisar e melhorar a sua expressão escrita. Melhorar a sua forma de produzir conteúdo escrito. E para isso, recomendo as publicações do Bruno Rodrigues desde 2010, ano que também tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no seminário Cibercultura e Transformação Social promovido pela Petrobras em 2011, que teve a participação do professor e pesquisador Pierre Lévy.


Segue na íntegra a divulgação do novo livro dele, que não vejo hora de adquirir um!

Parabéns Bruno!








2014-05-28 20:18 GMT-03:00 Bruno Rodrigues


Prezados,

É com alegria que comunico o lançamento de meu novo livro da série 'Webwriting' :-)

Publicado pela Editora Atlas, 'Webwriting - Redação para a mídia digital' está sendo lançado nas versões impressa e digital, e pode ser encontrado na Saraiva, Cultura e no site da editora (impresso e versão em e-book).

A primeira noite de autógrafos foi no Rio de Janeiro, na semana passada, e a próxima será durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 30 de agosto. Todos receberão convites! :-) Há planos de realizar lançamentos em Belo Horizonte e Brasília, mas ainda não há datas, certo?

Em tempo: após três anos, em agosto realizo meu primeiro curso aberto em São Paulo, na sede do iMasters; em setembro acontece o único curso aberto no Rio de Janeiro deste ano, na FACHA; em outubro é a vez de Curitiba, no Instituto Faber Ludens.

Caso haja interesse em alguns destes cursos, basta entrar em contato comigo.

Em tempo: abaixo está um texto de apresentação de meu novo livro para que vocês conheçam mais detalhes, ok?

Obrigado! :-)

Bruno Rodrigues
: Consultor de Informação e Comunicação Digital ::
: Autor dos livros 'Webwriting' [2000, 2006 e 2014] e de 'Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web' [2010], padrão brasileiro de redação online ::
: Instrutor de Webwriting e Arquitetura da Informação no Brasil e exterior ::
[ bruno-rodrigues.blog.br ]
[ twitter.com/brunorodrigues || facebook.com/brunorodrigues.fb]



******************************************************************************************************

'WEBWRITING - REDAÇÃO PARA A MÍDIA DIGITAL'

Como se comporta o texto na mídia digital? Existe diferença entre escrever para o meio impresso e o meio on-line? Como a palavra se relaciona com a imagem em um ambiente onde a convergência de mídias é a regra?

Webwriting - Redação para a Mídia Digital' (Editora Atlas), escrito por Bruno Rodrigues - um dos mais respeitados especialistas em escrita on-line do mundo, autor do padrão brasileiro de redação para a web (2010) - traz a resposta para cada uma destas perguntas e vai além, ao tornar a prática da redação digital a base para a teoria que fundamenta a obra.

Essencial para quem trabalha com Comunicação ou Marketing, 'Webwriting - Redação para a Mídia Digital' é um recurso indispensável para desvendar as transformações tecnológicas e de conteúdo pelas quais passamos, todos os dias, no cenário da mídia digital.


SOBRE O AUTOR

Bruno Rodrigues é consultor, especialista em Informação para a Mídia Digital, autor do primeiro livro sobre Webwriting em língua portuguesa, 'Webwriting - Pensando o texto para a mídia digital' (2000), e de sua continuação, 'Webwriting - Redação & Informação para a Web' (2006). Produziu para o Governo Federal o padrão brasileiro de redação online, 'Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web' (2010). Em quinze anos, prestou consultoria e ministrou treinamentos em Webwriting e Arquitetura da Informação para mais de 50 empresas no Brasil e no exterior. O autor pode ser encontrado nas redes sociais e através do e-mail bruno-rodrigues@uol.com.br.



MAIS DETALHES SOBRE A OBRA

Em 'Webwriting - Redação para a Mídia Digital', o leitor encontrará as orientações necessárias para adaptar a escrita ao meio on-line. Compreenderá em detalhes a função das camadas de um sistema de informação; perceberá a importância dos pequenos textos das primeiras páginas de sites, portais e blogs; terá em mãos um verdadeiro check-list de ações a serem tomadas para elaborar o texto principal dos assuntos que for abordar; entenderá toda a riqueza das camadas de detalhamento e sua importância para o sucesso de um projeto. Perceberá, também, a relação da escrita para a web com Arquitetura da Informação e Usabilidade, temas relevantes e constantes no dia a dia do profissional de Comunicação Digital. Por fim, terá acesso a noções básicas - e práticas - sobre Marketing de Conteúdo, poderosa ferramenta de adaptação da informação às demandas dos públicos do meio on-line.



******************************************************************************************************

Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, gestor de pessoas, gerente de projetos, produtor executivo, consultor, criador de conteúdo, professor e palestrante. 
Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) juntamente com a cineasta e roteirista Luciana Bezerra e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira artística e criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.   Leia mais

Nenhum comentário: