terça-feira, outubro 08, 2013

Aprenda a Fazer Propostas e Projetos dia 19 de outubro em Vitória/ES




Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Pessoal, começou a divulgação da oficina "Aprenda a Fazer Propostas e Projetos" que irá acontecer dia 19 de outubro, das 14h às 18h, na sede do Grupo Vira-Latas de Teatro, em Vitória. 
O encontro terá duração de 4 horas e visa estimular jovens artistas e produtores, sem experiência, a se aproximarem do mercado, através do estudo de como elaborar propostas e projetos culturais.

Esta ação formativa faz parte do Programa Produtor Cultural Independente - nível básico, que é voltado à capacitação de pessoas interessadas em melhorar a qualidade de sua atuação em atividades do universo da produção e gestão cultural, tais como arte, comunicação, cultura e entretenimento. Sua primeira edição ocorreu em maio de 2012 no SESC São João de Meriti (estado do Rio de Janeiro), em parceria com a produtora Ahnis Fraga e a empresa Pupurri Cultural, que também foram realizadores do programa no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) em 2013. A última edição do programa foi realizada em Rio Branco, capital do Acre, em parceria com o SEBRAE AC, a Fundação Elias Mansour e a Rede Acreana de Cultura.
O Programa Produtor Cultural Independente tem os seguintes objetivos: apresentar um panorama do contexto atual da cultura no Brasil, ampliar as referências dos participantes sobre a organização da cultura no Brasil, incentivar os participantes a se tornarem agentes ativos no atual processo de integração entre as áreas de arte, comunicação, cultura e entretenimento, oferecer técnicas, sugestões de ferramentas e dicas práticas para aplicação do conhecimento de administração para produtos e serviços artísticos e criativos e provocar uma reflexão que leve a identificar quais práticas geram mais resultados nos trabalhos e nos negócios.

A oficina "Aprenda a Fazer Propostas e Projetos" é uma ação em rede que conta com a produção de Maicom Souza, assistência de produção de Layanna Aquino, orientação de Rosa Rasuck, parceria com a Mostra de Teatro de Grupo OFF e o Programa Produtor Cultural Independente, apoio do Grupo Vira-Latas de Teatro e realização do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (FUNCULTURA) e Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, através do Edital de Seleção de Projetos Culturais e Concessão de Prêmio para Bolsa Cultural Jovem 2013.

Informações (27) 9316-0370 maicomssouza@gmail.com


******************************************************************************************************
[NOVO!]

Leia o "Roteiro de articulação, mobilização e captação de recursos: quais são as minhas necessidades"
http://produtorindependente.blogspot.com.br/2013/08/roteiro-de-articulacao-mobilizacao-e.html


******************************************************************************************************

* Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas, diretor de produção e produtor executivo, possui competências tanto para organização de eventos e direção de produção como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos. Sua ação pioneira de compartilhar suas experiências práticas têm contribuído para a organização e desenvolvimento de setores criativos brasileiros. Criador do blog “Produtor Cultural Independente”, ativo desde 2006, possui diversos textos citados e recomendados em publicações do SEBRAE, trabalhos de graduação, pós-graduação e artigos na revista Fazer e Vender Cultura.

Seu livro "Aprenda a Organizar um Show", primeiro método sobre produção executiva de shows publicado em língua portuguesa na internet, já foi acessado por mais de 22.000 pessoas e rendeu-lhe convite para cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil e a indicação em 2013 ao Prêmio Dynamite de Música Independente (SP).

Atualmente é um dos gestores do Grupo Nós do Morro no Rio de Janeiro (RJ) e está em fase de conclusão do MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Sua monografia é sobre carreira criativa e conta com a orientação da consultora Eliane Costa.

Nenhum comentário: