segunda-feira, junho 03, 2013

Economia Criativa: como produzir artistas? Como produzir um show? Como vender espetáculos para casas noturnas, espaços culturais, festivais, feiras e eventos?



A edição dos 10 anos do Prêmio Dynamite de Música Independente indicou Alê Barreto para a categoria personalidade. Se você considera que Alê Barreto contribui para o mercado de música independente, por gentileza, vote acessando este link



Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com



Amigos, seguidores do blog e redes e parceiros, segue abaixo o release da nova ação em São Paulo. Conto com seu apoio para divulgação e compartilhamento em redes sociais.


 

Economia Criativa: como produzir artistas? Como produzir um show? Como vender espetáculos para casas noturnas, espaços culturais, festivais, feiras e eventos?


Participe da “Maratona do Produtor Cultural Independente” em São Paulo dias 06 e 07 de julho e qualifique a gestão de sua carreira criativa.


Produzir artistas, shows e vender espetáculos são atividades que fazem parte do setor criativo, o qual abrange também muitos outros segmentos e movimentou somente em 2010 o montante de R$ 104, 37 bilhões (2,84% do PIB brasileiro). Conheça mais sobre a Economia Criativa e perceba os benefícios de investir na qualificação da gestão de suas atividades.


Cresce a atividade criativa no mundo e no Brasil



Cada vez mais as pessoas ocupam o seu tempo com atividades criativas. Se você observar com atenção os grupos humanos com os quais se relaciona, como por exemplo colegas de trabalho, sua família, vizinhos, amigos da escola ou faculdade, irá perceber que é fácil encontrar gente interessada em participar ou trabalhar em festas, eventos, shows, gastronomia, design, moda, turismo e ações culturais dos mais diferentes tipos.

Esta mudança de comportamento é consequência de uma tendência mundial das pessoas estarem buscando tornar sua experiência de vida mais rica, ocupando seu tempo livre ou produtivo em atividades que proporcionem maior bem estar.

Segundo informações publicadas no importante artigo “Uma ideia na cabeça, um mercado nas mãos”, publicado na revista Conjuntura Econômica da Fundação Getúlio Vargas, em 2008, ano da crise global, enquanto o comércio internacional registrou naquele ano queda de 12%, as transações de bens e serviços criativos permaneceram aquecidas, com US$ 592 bilhões em negócios.


Oportunidades no mercado de Economia Criativa no Brasil



Quem busca ingressar no mercado de economia criativa, formado por muitos segmentos, entre eles música, dança, teatro, carnaval, festivais, cinema, etc., seja como atividade principal ou atividade complementar, tem hoje boas oportunidades. Vejamos algumas.


Oportunidade de oferecer serviços inovadores e lucrativos



No eixo Rio/São Paulo, há muito profissionais com formação técnica (operacional). Entretanto, com baixa qualificação tática (gerencial) e estratégica. Nos demais estados brasileiros, a situação é mais crítica.


Desta forma, existe uma grande oportunidade de se criar e oferecer serviços inovadores voltados a dar suporte para carreiras profissionais criativas.

Um bom exemplo de serviço inovador é oferecer o serviço de gestão de carreira criativa. Através dele é possível oferecer assessoria para o processo de tomada de decisão de um artista. No Brasil, a atividade de trabalhar como assessor direto de um artista é chamada de “produzir um artista”.

 

[Atenção: em breve informações sobre como participar do curso “Aprenda a Produzir Profissionais Criativos", que faz parte da Maratona Produtor Cultural Independente. Cada curso terá o valor de R$ 310,00. As primeiras 20 inscrições em qualquer curso até o dia 07 de junho de 2013 terão desconto especial: R$ 200,00 cada curso. Entre em contato pelo fone (21) 7627 0690 ou pelo email alebarreto@gmail.com saiba como fazer sua inscrição com desconto]



Oportunidade de planejar e administrar eventos com qualidade


Recentes episódios no Brasil tem demonstrado uma quantidade expressiva de festas, shows e eventos que são realizados sem condições mínimas de segurança. Também é comum nos depararmos com platéias vazias em shows que contam com o apoio de leis de incentivo, recursos de editais e patrocínios. Tais situações são evidências objetivas do quanto têm sido falho o processo de planejamento e organização de eventos na maior parte das cidades brasileiras (inclusive Rio de Janeiro e São Paulo).

Existe uma grande oportunidade de se melhorar a qualidade da produção de shows e eventos. Melhorar a qualidade significa oferecer um conjunto de serviços com uma melhor relação custo/benefício para artistas, público, equipe técnica, prestadores de serviços, organizadores, marcas, patrocinadores e empresários.

Um bom exemplo de como pode ser melhorada a qualidade das produções realizadas no Brasil é criação de equipes de alto desempenho com profissionais qualificados. No Brasil as atividades de planejamento, organização e administração de eventos são realizadas por profissionais que recebem as seguintes denominações: “produtores”, “produtores de eventos”, “profissional de cerimonial e organização de eventos”, “produtor executivo”, “diretor de produção”, “assistente de produção” e mais recentemente “produtores culturais”.



[Atenção: em breve informações sobre como participar do curso “Aprenda a Organizar um Show", que faz parte da Maratona Produtor Cultural Independente. Cada curso terá o valor de R$ 310,00. As primeiras 20 inscrições em qualquer curso até o dia 07 de junho de 2013 terão desconto especial: R$ 200,00 cada curso. Entre em contato pelo fone (21) 7627 0690 ou pelo email alebarreto@gmail.com saiba como fazer sua inscrição com desconto]



Oportunidade de oferecer novas opções de arte, comunicação, cultura e entretenimento

Uma das maiores barreiras para o maior desenvolvimento do mercado criativo brasileiro é a falta de pessoas capacitadas a vender apresentações artísticas. Há várias razões para isso. Uma delas é a crença de que para se vender é indispensável ter “nascido” com um perfil pessoal voltado para vendas. Muita gente nas áreas artística e cultural acredita que “não leva jeito para vendas”. Vários exemplos comprovam que falta de experiência não é determinante para o sucesso em vendas. Um case conhecido é o apresentado no filme “A Procura da Felicidade”, baseado na biografia “The Pursuit of Happyness” do americano Chris Gardner. No filme o ator Will Smith interpreta uma parte da trajetória de vida do americano que tornou-se milionário vendendo ações em Wall Street, apesar de ter tido uma infância cheia de violência, pobreza, nunca ter trabalhado com vendas e ter vivido um longo período em situação de miséria, morando em abrigos públicos (assista o filme no youtube).

Com o aumento da renda da população brasileira, a crescente valorização da identidade cultural e o aumento da oferta de espetáculos patrocinados, existe uma grande oportunidade de se vender novas opções de shows musicais, espetáculos de stand-up comedy, apresentações de dança, sapateado, dança do ventre, temporadas de montagens teatrais, ciclos de exibições de filmes, em diferentes cidades do Brasil.

Um bom exemplo de como se pode vender novas opções de arte, comunicação, cultura e entretenimento é se capacitar e criar uma rede de venda e distribuição. No Brasil as atividades de venda são conhecidas também por “agenciamento”. No Rio e São Paulo existem várias empresas de agenciamento, geralmente voltadas para representar artistas que atuam na música, teatro, cinema e TV. Em várias cidades a atividade de agenciamento artístico é apenas conhecida como “venda de shows” e é realizada por “representantes” ou “intermediários”.

Muitos profissionais dos meios de comunicação tais como jornalistas e apresentadores de programas, bem como atores e modelos, com o tempo, acabam abrindo seu próprio escritório de agenciamento.


[Atenção: em breve informações sobre como participar do curso “Aprenda a Agenciar Profissionais e Empreendimentos Criativos", que faz parte da Maratona Produtor Cultural Independente. Cada curso terá o valor de R$ 310,00. As primeiras 20 inscrições em qualquer curso até o dia 07 de junho de 2013 terão desconto especial: R$ 200,00 cada curso. Entre em contato pelo fone (21) 7627 0690 ou pelo email alebarreto@gmail.com saiba como fazer sua inscrição com desconto]



***********************************************************************************************************


Inscrições para maratona de cursos em São Paulo

Dias 06 e 07 de julho estamos planejando uma maratona de cursos em São Paulo: "Aprenda a Produzir Profissionais Criativos", "Aprenda a Organizar um Show" e "Aprenda a Agenciar Profissionais e Empreendimentos Criativos".

Promoção: cada curso terá o valor de R$ 310,00. As primeiras 20 inscrições em qualquer curso até o dia 07 de junho de 2013 terão desconto especial: R$ 200,00 cada curso.


Entre em contato pelo fone (21) 7627 0690 ou pelo email alebarreto@gmail.com saiba como fazer sua inscrição com desconto.




***********************************************************************************************************


Agenda do Produtor Cultural Independente


Maio

Início das Inscrições para maratona de cursos de julho em São Paulo


Junho

08 de junho – 25a. turma do curso “Aprenda a Organizar um Show“

Uma parceria do Programa Produtor Cultural Independente com a Criativa Social
Inscrições (21) 3979-5472/3437-1160  e-mail: contato@criativasocial.com
www.criativasocial.com   https://www.facebook.com/CriativaSocial

 

13 de junho – palestra "De produtor para Produção"
9h30min no Auditório do IFRJ Campus Nilópolis (Rua Lúcio tavares, 1045/ Centro Nilópolis),  atividade promovida pelo Grupo Pet Conexões de Saberes em Produção Cultural, com a participação das professoras Ana Luisa Lima e Renata Silencio do curso CST/Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ.




O evento tem entrada franca

Julho

06 e 07 de julho – Cursos do Programa Produtor Cultural Independente em São Paulo.
Estamos organizando listas de interessados. Envie e-mail para alebarreto@gmail.com


17 de julho - 15ª turma do curso "Aprenda a Produzir um Artista" em Fortaleza (CE)

Veja como fazer sua inscrição com a produtora Romélia Soares pelo fone 85-9960-8023 ou e-mail romeliasoares@hotmail.com


Agosto



14 de agosto – Aprenda a Divulgar seu Evento
Uma parceria do Programa Produtor Cultural Independente com a Criativa Social
Inscrições (21) 3979-5472/3437-1160  e-mail: contato@criativasocial.com
www.criativasocial.com   https://www.facebook.com/CriativaSocial


28 de agosto – Aprenda a Iniciar um Agenciamento Artístico

Inscrições (21) 3979-5472/3437-1160  e-mail: contato@criativasocial.com
www.criativasocial.com   https://www.facebook.com/CriativaSocial



******************************************************************************************************

* Alexandre Barreto, mais conhecido como “Alê Barreto”, é um profissional multifuncional. Administrador de empresas e produtor, possui competências tanto para organização e execução de atividades de produção executiva de eventos como para planejamento, gerenciamento e execução de projetos culturais, sociais e corporativos, produção de conteúdo, palestras e ações formativas.

Escreve com freqüência no blog Produtor Cultural Independente, é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", é colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de economia criativa do SEBRAE, em publicações do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação. Saiba mais

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: