Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com
Em setembro de 2011, publiquei o texto "Mídia: veículos de comunicação criam novas formas de relacionamento com seus públicos". Num dos trechos, falei o seguinte:"Acredito que a possibilidade de produção e circulação livre não significa o fim da comercialização de conteúdo. E mais: o fim do modelo antigo de comunicação, baseado na exclusividade e baixo número de opções está estimulando os veículos de comunicação a criarem novas formas de relacionamento com seus públicos. Com a necessidade constante de cativar a atenção do público, os veículos de comunicação tem investido mais em qualidade, profissionalização, tem qualificado mais seus colaboradores e tem atendido melhor os seus públicos. Vamos testar se isso é verdade?"
Fiz uma breve análise do Jornal Destak e um teste: enviei um e-mail para todos os endereços eletrônicos do jornal disponibilizados na seção "Fale conosco" perguntando como era possível divulgar informações neste jornal. Num primeiro momento, não obtive retorno. Por conta disso, publiquei o texto "Problemas de atendimento: Jornal Destak não responde dois e-mails enviados pelo blog Produtor Cultural Independente solicitando informações"
Em novembro, José Luis Santos, coordenador nacional de marketing do Jornal Destak, ligou para mim e explicou que ocorreram na época problemas no servidor de e-mails do jornal e que faziam questão de atender o meu e-mail. Me passou então o endereço de e-mail da Flávia, que atende o Destak no Rio de Janeiro.
Daí enviei para ela o e-mail abaixo e ela prontamente respondeu.
Se você estiver atento, vai se dar conta que pode divulgar o seu trabalho na maior parte dos veículos de comunicação. Mas para isso, você precisa estar disposto a dialogar.
Em setembro de 2011, publiquei o texto "Mídia: veículos de comunicação criam novas formas de relacionamento com seus públicos". Num dos trechos, falei o seguinte:"Acredito que a possibilidade de produção e circulação livre não significa o fim da comercialização de conteúdo. E mais: o fim do modelo antigo de comunicação, baseado na exclusividade e baixo número de opções está estimulando os veículos de comunicação a criarem novas formas de relacionamento com seus públicos. Com a necessidade constante de cativar a atenção do público, os veículos de comunicação tem investido mais em qualidade, profissionalização, tem qualificado mais seus colaboradores e tem atendido melhor os seus públicos. Vamos testar se isso é verdade?"
Fiz uma breve análise do Jornal Destak e um teste: enviei um e-mail para todos os endereços eletrônicos do jornal disponibilizados na seção "Fale conosco" perguntando como era possível divulgar informações neste jornal. Num primeiro momento, não obtive retorno. Por conta disso, publiquei o texto "Problemas de atendimento: Jornal Destak não responde dois e-mails enviados pelo blog Produtor Cultural Independente solicitando informações"
Em novembro, José Luis Santos, coordenador nacional de marketing do Jornal Destak, ligou para mim e explicou que ocorreram na época problemas no servidor de e-mails do jornal e que faziam questão de atender o meu e-mail. Me passou então o endereço de e-mail da Flávia, que atende o Destak no Rio de Janeiro.
Daí enviei para ela o e-mail abaixo e ela prontamente respondeu.
2011/11/23 Jornal Destak - Diversão e Arte <diversao.destak@gmail.com>
Oi Alê,
O Destak divulga sim a programação cultural na página Diversão e Arte. Você pode usar este e-mail (diversao.destak@gmail.com) para enviar as suas pautas.Qualquer dúvida, entre em contato com a redação e procure por Bruno Alfano (repórter de cultura) ou por mim, Flávia.Nos tels 2258-2039 ou 2258-2142.Abs,Flávia Lima
Em 22 de novembro de 2011 10:00, Alexandre Barreto <alebarreto@gmail.com> escreveu:
Olá Flávia, boa tarde,
meu nome é Alê Barreto, sou administrador e produtor cultural independente. Sou gestor de conteúdo do blog "Produtor Cultural Independente" http://www.produtorindependente.com Há um tempo atrás tentei entrar em contato com o Destak e não tive retorno (ver assunto neste link http://produtorindependente.blogspot. com/2011/09/problemas-de- atendimento-dois-e-mails.html) Hoje o José Luis entrou em contato comigo e explicou a questão dos e-mails e problemas no retorno. Vou inclusive fazer um post valorizando esta ação de atendimento dele e do Destak.Gostaria então de encaminhar a você as seguintes questões:1) O Destak possui espaços editorais para veiculação de informações sobre arte, comunicação, cultura e entretenimento (eventos)?
2) Se veicula, qual é o setor e a pessoa responsável pelo atendimento do recebimento de releases?
3) Vocês possuem algum manual ou lista de procedimentos que devem ser seguidos pelos profissionais para envio de informações para o Destak?
Aguardo sua orientação.
Atenciosamente,
Alê Barreto
Produtor Cultural Independente
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
www.produtorindependente.com
21-7627-0690
Se você estiver atento, vai se dar conta que pode divulgar o seu trabalho na maior parte dos veículos de comunicação. Mas para isso, você precisa estar disposto a dialogar.
Leia também
Rede Acreana de Cultura realiza novo ciclo de ações formativas em parceria com o Produtor Cultural Independente, após ser contemplada com o Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura
"O que é produção cultural? O que faz um produtor cultural? Pequeno guia do estudante"
Rede Acreana de Cultura realiza novo ciclo de ações formativas em parceria com o Produtor Cultural Independente, após ser contemplada com o Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura
"O que é produção cultural? O que faz um produtor cultural? Pequeno guia do estudante"
****************************************************************************************
Antecipe-se e ganhe descontos. Programe seu investimento em sua carreira.
Para participar do curso "Aprenda a Criar Oportunidades de Negócio" dia 13 de abril, clique aqui
Para participar do curso "Aprenda a Criar Oportunidades de Negócio" dia 13 de abril, clique aqui
Acesse o blog do curso http://produtorindependentesp.blogspot.com.br/
****************************************************************************************
*Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos (saiba mais).
Seu foco é contribuir para a organização de profissionais, instituições e do setor cultural.
Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural. Faz parte da equipe de articuladores do projeto Solos Culturais desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras e atuou recentemente no projeto Rio em Rede, patrocinado pelo Instituto Avon.
(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário