sábado, dezembro 01, 2012

Conheça a Universidade dos Pés-Descalços





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com

A maioria das pessoas acredita que todos os problemas da sociedade podem ser resolvidos:
a) somente com investimento financeiro;
b) somente contratando pessoas para trabalharem;
c) somente investindo em infraestrutura e equipamentos.


Além disso, tudo deve ser "pra ontem". Concordo em parte.

É preciso investimento financeiro? Sim. Mas temos também recursos disponíveis que não usamos, usamos com pouca eficiência ou nem sabemos que podem ser usados.

É preciso contratar pessoas para trabalhar? Sim. Mas as pessoas trabalham com baixo grau de organização e planejamento. Logo, desperdiçam seus potenciais, seu tempo e trabalham com baixa qualidade de vida.
É preciso investir em infraestrutura e equipamentos? Sim. Mas a falta de formação faz com que não saibamos utilizar a infraestrutura e equipamentos que já temos à nossa disposição.

É preciso resolver tudo para ontem? Sim. Mas é preciso priorizar as ações que tem efeitos multiplicadores, com impacto em várias áreas.
Estas considerações servem para qualquer área no Brasil. Na área da economia criativa, da cultura, das artes, da produção e gestão cultural, do entretenimento, do turismo, dos eventos, das feiras, do patrimônio, das festas, aplicam-se mais ainda.

Enquanto quem estudou achar que "somente quem estudou deve ser contratado", não vamos avançar. Enquanto quem não estudou achar que "somente quem tem prática deve ser contratado", não vamos avançar.

Assista o vídeo da Universidade dos Pés-Descalços, uma escola que ensina mulheres e homens do meio rual (muitos deles analfabetos) a tornarem-se engenheiros solares, artesãos, dentistas e médicos nas suas próprias aldeias.
De que forma podemos utilizar este exemplo para a cultura no Brasil e no mundo?


**************************************************************************


Nossa rede não pára de crescer! Já temos 26 interessados nas próximas turmas dos cursos do Produtor Cultural Independente no Rio de Janeiro! 

1 - Alexandre Padilha
2 - Anderson Arêas
3 - Ariane Freire
4 - Beatriz Ohana Rocha
5 - Daniel de Salvador
6 - Daniel Eugênio
7 - Elida Kronig
8 - Fábio Couto
9 - Felipe Tavares
10 - Jéferson (produtor da cantora Flávia Saolli)
11 - Jéssica Lora Las Casas
12 - João Paulo Costa Quirino
13 - Karen Kristien Silva dos Santos
14 - Lâmia Brito (produção MC Marechal)
15 - Lucas Barrionovo
16 - Lucas Silverio de Lima
17 - Marcelle Valença
18 - Márcia Alves
19 - Mariana Rodrigues de Siqueira
20 - Matheus da Silva Gonçalves
21 - Narcelio Ferreira
22 - Rafael dos Santos Talarico
23 - Raquel Cerqueira P. de Lemos
24 - Romulo Rother
25 - Silas Santos Fernandes
26 - Tony Mello
27 - Você. Entre na lista!

Se você tem disponibilidade e recursos para estar no Rio de Janeiro, para assistir aos cursos do Programa Produtor Cultural Independenteveja como fazer parte da lista de interessados! Clique aqui



**************************************************************************


Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural



Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras.

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com


Nenhum comentário: