terça-feira, novembro 27, 2012

O que é o processo criativo?




Por Alê Barreto

alebarreto@gmail.com



Na última aula da disciplina "novas mídias no jornalismo cultural", que assisti no MBA em Gestão Cultural da Cândido Mendes, a professora Paula Martini apresentou o vídeo acima.

Assisti de novo. Pesquisando sua descrição no youtube, encontrei as seguintes informações:

"Processo Criativo é um curta documental que busca investigar os contextos, as diferenças e as proximidades entre a criação em artes plásticas, design e propaganda, atividades distintas do fazer artístico que apresentam similaridades em suas realizações.

O documentário foi criado a partir de entrevistas com diferentes personalidades atuantes no mercado artístico contemporâneo carioca, os artistas Carlos di Celio "Russo", Cadu Costa, Charles Watson, Felipe Taborda, Heleno Bernardi e Maria Nepomuceno. Através de suas opiniões procura-se entender as dinâmicas envolvidas em cada uma das três áreas, como se configuram os contextos de criação, o que diferencia a criação entre uma e outra área, ou se os processos se tornam relevantes para o produto final.

Em um segundo nível busca-se apresentar o processo criativo pessoal de cada um dos entrevistados da maneira como ele normalmente ocorre. Seus percursos, os aspectos levados em consideração e a maneira com que se relacionam com os projetos que fazem.

Projeto Experimental | UFRJ | 2011"



 Assista. Vai contribuir muito para sua formação.



**************************************************************************




Nossa rede não pára de crescer! Já temos 24 interessados nas próximas turmas dos cursos do Produtor Cultural Independente no Rio de Janeiro! 




1 - Alexandre Padilha
2 - Anderson Arêas
3 - Ariane Freire
4 - Beatriz Ohana Rocha
5 - Daniel de Salvador
6 - Daniel Eugênio
7 - Elida Kronig
8 - Fábio Couto
9 - Felipe Tavares
10 - Jéferson (produtor da cantora Flávia Saolli)
11 - Jéssica Lora Las Casas
12 - João Paulo Costa Quirino
13 - Karen Kristien Silva dos Santos
14 - Lâmia Brito (produção MC Marechal)
15 - Lucas Barrionovo
16 - Lucas Silverio de Lima
17 - Marcelle Valença
18 - Márcia Alves
19 - Mariana Rodrigues de Siqueira
20 - Matheus da Silva Gonçalves
21 - Narcelio Ferreira
22 - Raquel Cerqueira P. de Lemos
23 - Romulo Rother
24 - Tony Mello
Entre na lista!

Se você tem disponibilidade e recursos para estar no Rio de Janeiro, em um sábado, para assistir aos cursos do Programa Produtor Cultural Independenteveja como fazer parte da lista de interessados! Clique aqui



**************************************************************************


Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.

Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão CulturalMinistra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, desenvolvido pelo Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras.

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: