sexta-feira, agosto 31, 2012

Intervenção cultural "Rocinha, Eu Surfo!" mostra a capacidade de planejamento e realização dos jovens do projeto Solos Culturais da Rocinha

Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Muitas pessoas acham que produzir ações culturais é algo que se faz somente através de tentativa ou improviso. Pode ser. Mas com método e planejamento, as chances de dar certo aumentam.

Esta semana, desde domingo, estou acompanhando a realização da intervenção cultural “Rocinha, eu surfo!” que mostra a relação especial entre a cultura da comunidade e a prática que acontece nas praias do Rio de Janeiro desde a década de 50.

A ideia do “Rocinha, Eu Surfo!” surgiu dos encontros promovidos pelo projeto Solos Culturais, iniciativa do Observatório de Favelas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e patrocínio da Petrobras, que formará até o final do ano de 2012, 100 jovens de cinco territórios (além da Rocinha, Manguinhos, Penha, Cidade de Deus e Alemão) em produção cultural e pesquisa social.



Esta intervenção foi cuidadosamente planejada.


A partir de várias reuniões em sala de aula




trabalho em equipe





e fundamentais parcerias na comunidade, construímos e estamos realizando um projeto.






Esta pesquisa de campo







deu origem a este grafite na Rua 1.






Este estudo sobre a viabilidade de uma projeção no Largo do Boiadeiro




resultou nesta projeção bem recebida pela comunidade.






Este estudo de fixação de pranchas





e esta pesquisa de campo





deu origem a esta exposição na passarela da Rocinha.





No próximo sábado acontece outra exposição




cuja abertura será às 18h (apesar de no cartaz acima constar 17h)


e no domingo a exibição do documentário "Surfing Favela"




na Pracinha (ao lado da passarela).



A intervenção "Rocinha eu surfo" tem apoio da Escola de Música da Rocinha, Instituto Reação, C4 Biblioteca Parque da Rocinha, Rocinha Surfe Escola, TV Tagarela, Subprefeitura da Zona Sul (XXVII Região Administrativa), Rádio Brisa-Rio FM 101.7 e do Produtor Cultural Independente.



Conheça o portal do projeto Solos Culturais


**************************************************************************






* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.

É um profissional empreendedor. Gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a novas propostas e convites. Está sempre aprendendo. Saiba mais

(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: