sexta-feira, junho 15, 2012

O Rio de Janeiro será a sede do 1º Festival Internacional de Circo




alebarreto@gmail.com

Recebi também do Júnior Perim o material de divulgação do 1º Festival Internacional de Circo (o maior deste gênero artístico já realizado no Brasil e um dos maiores da América Latina ) que acontecerá de 21 de junho a 1 de julho, nas comunidades pacificadas da cidade

É muita coisa boa. Seguem pontos que acho muito construtivos para cena cultural brasileira e global.

Objetivos desta ação cultural
Valorizar a estética do circo contemporâneo com dezenas de apresentações de companhias circenses nacionais e internacionais.

Proporcionar um legado de alegria no imaginário popular carioca (anotem isso: trabalhar o imaginário é fundamental para o desenvolvimento sustentável).

Fomentar a principal agenda social do Rio de Janeiro dando a sua contribuição para integrar as comunidades pacificadas à cidade e fazer dos seus picadeiros e intervenções pontos de junção simbólica de diferentes públicos e artistas.


Territórios que receberão a ação cultural
Serão quatro espaços principais: o Complexo do Alemão, que terá uma lona montada com 500 lugares; a Cidade de Deus, que contará com uma lona de 500 lugares; o Circo Crescer e Viver na Cidade Nova - zona de influência do Complexo do São Carlos, com capacidade para 500 pessoas e a lona da Unicirco/Marcos Frota localizada na Quinta da Boa Vista, zona de influência da Mangueira, com capacidade para 2000 espectadores. Além das lonas, acontecerão intervenções em praças, escolas, organizações socioculturais e em espaços comunitários de 17 comunidades pacificadas, como o Cantagalo, o Borel, o Santa Marta e o Andaraí, entre outras.


Repertório artístico-cultural
Entre as companhias nacionais estarão em cena: Cia. Crescer e Viver de Circo; AfroCirco; Nós no Bambu; Circo do Topetão; Teatro de Anônimo; Carroça de Mamulengos; Coletivo Nopok e Circo Dux. Da cena circense internacional o Festival vai colocar o público para se surpreender com as acrobacias ousadas do Circolômbia, da Colômbia; a poesia aérea do La Tarumba, do Peru; a narrativa do Collectif and Then, da Inglaterra e a comicidade misturada às mais apuradas técnicas circenses do Magda Clan, da Itália que figuram entre as oito companhias internacionais convidadas.

O evento conta ainda com o espetáculo Movimento Perpétuo - uma criação inédita, montada e concebida exclusivamente para o Festival, ancorado na temática Sustentabilidade. São 20 artistas de nove nacionalidades diferentes comandados por um diretor australiano que terão 21 dias para juntos ensaiar e apresentar um espetáculo com um repertório amplo de habilidades circenses desenvolvidas pelos participantes nos principais centros de formação para as artes do circo no mundo.


Comunidades pacificadas
O Festival Internacional de Circo será o primeiro evento a se realizar simultaneamente em todas as comunidades pacificadas, com intenção de atrair um público de aproximadamente 50 mil pessoas durante todo o evento e criação de mais de 300 postos de trabalho temporário nas comunidades; além da formação de 100 jovens como assistentes de produção.

Espero que a sociedade suba e conheça as comunidades. É o momento de diminuir aquele conceito de Cidade Partida. Precisamos invadir socialmente, espalhando o conceito e a prática de cidadania. É isso que vai mudar a cultura das pessoas, e não apenas a presença da polícia”. Com esta declaração, o Secretário de Segurança José Mariano Beltrame fez um chamado à sociedade carioca e o Festival entrou nesta agenda e vai invadir as comunidades pacificadas com o melhor do circo do Brasil e do mundo

Atuação do festival nas comunidades do Rio de Janeiro
Além da contratação de jovens das diferentes favelas que integram o circuito de atividade do festival, preparados para atuar na mobilização e articulação comunitária e nas demais ações que envolvem a cadeia produtiva do festival, o evento envolverá também fornecedores e agentes produtivos locais que serão responsáveis pela hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento dos jovens artistas nas favelas. Será um momento importante para a comunidade que poderá se beneficiar economicamente dessa integração, para os artistas
que vão ampliar a experiência de intercâmbio cultural e para o grande público que vai conhecer as dinâmicas econômicas, sociais e culturais destes territórios.




Patrocinadores

REDE GLOBO

Detentora do título de uma das maiores redes de televisão do mundo a emissora cobre 98,44% do território brasileiro, atingindo 5.482 municípios e 99,50% da população, apresentando aos espectadores uma programação composta de 90% de produção própria, o que torna a TV Globo a principal geradora de emprego para artistas, autores, jornalistas, produtores e técnicos.
A emissora implementa um conjunto de projetos sociais, em parceria com instituições consagradas, que beneficiam-se da força mobilizadora da Rede Globo, na procura de soluções para as questões prioritárias do Brasil. O apoio às articulações, que vão em socorro às causas sociais do país, é uma das missões da empresa na área social e sua parceria com o Festival Internacional de Circo vai além de divulgação e promoção das atividades, é o compromisso da empresa, que tem sede no Rio de Janeiro, com a proposta do evento de promover a junção simbólica dos territórios pacificados ao conjunto da cidade.

Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro tem como missão reconhecer a política cultural como a costura do processo civilizatório, de dimensão simbólica, humana, capaz de interferir no próprio conceito de cidade, sua inserção, e inserção de seu povo, a convivência no espaço urbano com a reocupação das praças públicas e a integração das políticas públicas para tornar visíveis os invisíveis, valorizando o papel do Estado no fomento e na execução das manifestações culturais em suas mais diversas linguagens. O seu patrocínio ao Festival Internacional de Circo se dá através do FATE – Fundo de Apoio ao Teatro – que é destinado ao fomento das artes cênicas e anualmente, por meio de edital de seleção pública escolhe e contempla com recursos públicos, projetos de teatro e circo de excelência, que compreendem a montagem de espetáculos e a produção de eventos realizados na cidade do Rio de Janeiro.
 

Apoiadores

Banco BMG

Com pouco mais de 80 anos de atuação no mercado o Banco BMG vem cumprindo a sua missão respeitando o meio ambiente e praticando a responsabilidade social, posicionado entre as maiores empresas de Minas Gerais e umas das principais instituições financeiras do Brasil. Compreendendo a cultura como um dos principais atributos da identidade de um país, o BMG vem contribuindo para a viabilização de projetos em todas as áreas artísticas patrocinando projetos de música, cinema, teatro e literatura, além de projetos nas áreas social e esportiva. O banco que também apóia grandes grandes clubes do futebol brasileiro agora seu juntou ao Festival Internacional de Circo - o maior do gênero no Brasil.

Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro têm, entre outras atribuições, a responsabilidade de formular e supervisionar a execução da política estadual para a área cultural, em estreita articulação com os órgãos e entidades a ela vinculadas, bem como os demais órgãos públicos e privados envolvidos na área cultural, incentivando a criação artística em todas as suas formas de expressão, bem como a integração cultural, a pesquisa de novas linguagens, a formação e o aprimoramento do pessoal de sua área de atuação.  O apoio da Secretaria de Estado de Cultura habilita o Festival Internacional de Circo, através da Lei de Incentivo à Cultura, a buscar recursos que viabilizem a sua realização, oferecendo aos patrocinadores a oportunidade de investir no evento em troca de benefício fiscal sob a forma de dedução do ICMS (Imposto sob circulação de mercadorias) a ser recolhido.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Por meio de parcerias com os setores público e privado, o Sebrae promove programas de capacitação, estímulo ao associativismo, desenvolvimento territorial e acesso a mercados. No Rio de Janeiro o Sebrae vem apoiando o processo de produção do Festival Internacional de Circo aportando através das sua Gerência de Economia e Criativa uma série de consultorias. Além disso a instituição criou um programa específico para atuação nas UPP – Unidades de Polícia Pacificadora que vem contribuindo com articulações nos territórios pacificados que vão integrar o circuito artístico do festival.

Parceiros

FIRJAN

O Sistema FIRJAN é um importante parceiro das empresas do Estado do Rio de Janeiro na busca pelo desenvolvimento. As cinco organizações que compõem o Sistema oferecem soluções e serviços capazes de multiplicar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade de vida dos funcionários. O parceria da instituição com o Festival Internacional de Circo se dá através do Programa SESI Cidadania, lançado pelo Sistema FIRJAN nas comunidade pacificadas em agosto de 2010 e que já prestou mais de 55 mil atendimentos gratuitos para os moradores, com ações contínuas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura e qualidade de vida.

UPP SOCIAL

A UPP Social coordena esforços dos vários órgãos da Prefeitura do Rio de Janeiro e promove parcerias com os governos estadual e federal, o setor privado e a sociedade civil para produzir resultados melhores e mais eficientes, evitando o desperdício de recursos e a sobreposição de projetos nos territórios pacificados, estratégia que visa promover o desenvolvimento social, incentivar o exercício da cidadania, derrubar fronteiras simbólicas e realizar a integração plena da cidade. A parceria da UPP Social  consiste na cooperação da sua equipe de gestão que atua diretamente no território, disponibilizando as informações detalhadas que produzem sobre cada área de UPP, abrindo e fortalecendo as vias de diálogo entre moradores, lideranças e gestores públicos, e mobilizando as instituições para interagirem com o Festival Internacional de Circo.


O Observatório de Favelas é uma organização social de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos. O Observatório busca afirmar uma agenda de Direitos à Cidade, fundamentada na ressignificação das favelas, também no âmbito das políticas públicas.
O Observatório de Favelas persegue os seguintes objetivos:

  • Formar uma ampla rede sociopedagógica para influenciar nas políticas públicas, torná-las efetivas, criar práticas horizontais de intervenção social nos espaços populares;
  • Avaliar políticas públicas destinadas aos espaços populares, a partir da produção de instrumentos conceituais e metodológicos plurais;
  • Elaborar conceitos e informações que rivalizem com as visões criminalizantes e homogeneizantes sobre os espaços populares;
  • Formular e implantar práticas exemplares em educação, geração de trabalho e renda, moradia e regularização fundiária urbana, cultura, comunicação e segurança cidadã;
  • Constituir referências inovadoras de produção do conhecimento, na nossa rede social e política, para viabilizar propostas de Direito à Cidade.

AGÊNCIA DE REDESPARA A JUVENTUDE
O projeto Agência de Redes para Juventude beneficia 300 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, municiando-os com ferramentas que permitam importantes conexões em seu próprio território. Desde abril de 2011, a iniciativa é responsável pela realização de oficinas artísticas. Além de estudar, o participante desenvolve o projeto de uma atividade ou de produto. A metodologia prevê atividades como aulas de projeto de vida, uso de lan houses e sistema que incentiva a participação do estudante, premiando-o com pontos que ampliam os recursos destinados ao seu projeto. Ao fim de dez meses de oficinas semanais - aos sábados, com oito horas de duração - todos os participantes ganham certificado de especialização expedido pela UFRJ. Criada pelo escritor e cineasta Marcus Vinícius Faustini, a Agência tem patrocínio da Petrobras.


Realizadores

Um circo que junta arte e transformação social no picadeiro, com a missão de contribuir para o desenvolvimento humano, utilizando a cultura e as artes circenses e performáticas como elementos centrais de uma atuação focada na geração de múltiplas oportunidades de ascensão pessoal e coletiva para crianças, adolescentes e jovens. O Crescer e Viver, desde 2003, vem atuando nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses, se consolidando como uma das principais organizações circenses do Brasil.

JUNIOR PERIM
Cofundador e coordenador-executivo do Crescer e Viver, atualmente é presidente da FIC – Federação Ibero-americana de Circo e, desde 2003, é um dos protagonistas do chamado circo social no Brasil.

Produtor cultural autodidata, ele assinou a direção de produção dos espetáculos “Vida de Artistas – a arte de construir o espetáculo” (2007), “Univvverrsso Gentileza – o mundo é redondo e o circo arredondado” (2008) e “BAIÃO – a homenagem do circo a Luiz Gonzaga” (2009) e, agora, assina a direção de produção “PASSOS” (2010), todos encenados pela Companhia Crescer e Viver de Circo.

Militante e ativista do processo sociocultural é também empreendedor social de reconhecida expressão pública no Brasil e no exterior. Vem atuando como palestrante e consultor em diversos projetos culturais, tendo participado como expositor e orador em diferentes congressos, simpósios, encontros e festivais nacionais e internacionais com destaque para: Next-Rev – Congresso Internacional de Inovação Social (Lisboa/2008); Curso de Verão dos Centros de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Lisboa/2009); V Seminário de Apoio a Iniciativa Bairros Críticos – Arte e Empreendedorismo (Lisboa/2009); Encontro de Escola Iberoamericanas de Circo no Festival Internacional del Círculo (Lima/2010); Festival Pólo Circo (Buenos Aires/2010); Simpósio Internacional de Circo Social no RoundHouse Circus Fest (Londres/2010); e Simpósio Internacional Favelas Circus do Circunscentrum (Bruxelas/2010).


M’BARAKÁ Experiências Relevantes
Grupo multidisciplinar de criativos que se uniu para potencializar a relação entre arte, cultura, design, tecnologia e estratégia, dando origem à uma jovem, porém experiente empresa que, com apenas seis anos atuando no mercado, já produziu seis festivais de música, cinco exposições e mais de 20 espetáculos de teatro e circo, além de assistir marcas e ideias identificando conteúdos mais alinhados às suas estratégias, traduzindo a essência de suas intenções em experiências relevantes para os seus clientes.Acesse neste link todas as informações do festival (blog, programação, como chegar, ingressos, parcerias, artistas e espetáculos).



Ficha técnica (rede de profissionais)

Idealização: Junior Perim, Vinícius Daumas, Diogo Rezende e Isabel Seixas
Realização: Crescer e Viver e M’Baraká Experiências Relevantes
Correalização: Federação Iberoamericana de Circo - FIC
Direção Geral e Artística: Junior Perim
Direção de Planejamento e Produção: Isabel Seixas
Coordenação de Produção: Marise Lima
Produção Executiva: Ana Luisa Fonseca, Mirella Sassaki e Rita Vilhena
Assistente de Produção: Beatriz Tafner e Juliana Batista
Produção Técnica: Carlos Fausto
Produção Administrativa: Paulo Freitas e Caio Branco
Comunicação e Atendimento a Patrocinadores: Tatiana Stallone e Rita Vilhena
Assistente de Comunicação: Rafael Garrido
Assessoria de Imprensa: RPM Comunicação
Agentes Mobilizadores nas Comunidades:
Cantagalo: Mayara Moura e Leonardo Januário
Cidade de Deus: Cristiano Maciel e Jefferson Maia
Complexo do Alemão: Daniel Correa e Thamyra Thamara
Providência: Cintia Sant’Anna e Thuane Galdino
Projeto Gráfico: M’Baraká Experiências Relevantes (Diogo Rezende e Richard Verdoorn)
Assistentes de Design: Laura Monteiro e Mariana Solis
Assessoria de Marketing Cultural: Marcela Bronstein
Gerência Financeira: Larissa Victorio
Assessoria Jurídica: Ana Luzia Campos Ferreira, Ericka Gavinho e Aline Goudard




********************************************************************************

Comemorando a chegada dos meus 40 anos dia 28 de junho de 2012, vou publicar no “Blog do Alê Barreto” partes do meu novo livro "Começar a fazer" e compartilhar informações dos meus trabalhos anteriores.


Texto "Uma viagem que mudou minha vida"


Texto "Lembrei que gostava de música"


********************************************************************************




* Alexandre Barreto é um administrador de empresas inovador. Suas competências para criação, estímulo ao trabalho com método, conhecimento, gerenciamento de informações, qualidade, com foco em resultados e responsabilidade socioambiental, têm inspirado muitas pessoas que produzem ações criativas, eventos, projetos culturais, manifestações artísticas e empreendimentos de cultura e entretenimento no Brasil.


É um profissional que gosta de estratégia, planejamento, gerenciamento e execução. Incentiva novos profissionais, valoriza as experiências das pessoas e está aberto a novas propostas e convites.


Aprender, enfrentar desafios com otimismo e bom humor e trabalhar com pessoas de todas as classes sociais são suas marcas pessoais. Saiba mais


(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: