quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Ministério da Cultura lança editais de economia criativa no picadeiro do Crescer e Viver




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Segue na íntegra divulgação da Secretaria de Economia Criativa.


Ministério da Cultura lança editais de economia criativa no picadeiro do Crescer e Viver

O Circo Crescer e Viver cedeu a pedido da Secretaria da Economia Criativa (em estruturação) do Ministério da Cultura, o seu picadeiro para sediar o lançamento oficial dos editais do Prêmio Economia Criativa, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 15 de fevereiro, às 19h.

De acordo com a SEC/MinC o Prêmio Economia Criativa têm dois editais que já foram publicados no Diário Oficial e o período de inscrições vai de 13 de fevereiro a 30 de março. Em um dos editais serão premiadas 150 iniciativas empreendedoras e inovadoras de organizações da sociedade civil que atuam nos setores criativos, nas seguintes categorias: Novos Modelos de Gestão de Empreendimentos e Negócios Criativos; e Formação para Competências Criativas, totalizando R$ 3,6 milhões em prêmios. O outro edital que visa apoiar pesquisas em economia criativa, selecionará estudos acerca de temas da economia criativa nos contextos macroeconômico e legal-institucional brasileiro, com 22 prêmios destinados a pesquisadores da área acadêmica, totalizando R$ 810 mil reais divididos em três categorias: Teses – Doutorado; Dissertações – Mestrado e Produção em grupo.

A solenidade contará com intervenções do grupo Organismo e de artistas do Crescer e Viver. O Organismo apresentará a palavra como matriz conceitual criadora a estimular a imaginação por meio de experiências reflexivo-sensoriais, enquanto jovens artistas circenses que integram os programas de formação da Escola de Circo Crescer e Viver - iniciativa da organização que tem patrocínio da Petrobras, do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico, e da Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura e das Lei Municipal de Incentivo à Cultura - vão construir performances reagindo e dialogando com estes estímulos.

Segundo Junior Perim, diretor executivo e co-fundador do Crescer e Viver, "o Crescer e Viver ao sediar este evento tem como principal intenção mobilizar a comunidade circense para se envolver com o tema, bem como os atores sociais de cultura no Rio de Janeiro que atuam com formação para artes, visando garantir que o plano de economia criativa do Governo Brasileiro reconheça a importância de escolas livres de arte na formação de competências criativas e na modelagem de estratégias com foco na inclusão produtiva especialmente de jovens de classes e comunidades populares".

Serviço:
Evento: Lançamento dos Editais do Prêmio Economia Criativa
Data: 15 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Circo Crescer e Viver
Endereço: Rua Carmo Neto, 143 - Cidade Nova - Rio de Janeiro
(em frente a estação do metrô Praça Onze).


Fonte: http://www.crescereviver.org.br/


[Multipliquem em suas redes sociais, blogs, sites e mailings. Este blog recebeu até agora 168.381 visitas e 364.885 visualizações]


********************************************************************************

Inscreva-se nos cursos "Aprenda a Organizar um Show" (25/02) e "Aprenda a Produzir um Artista" (26/02) em São Paulo.


********************************************************************************

Aprenda a organizar seu trabalho. Gerencie sua carreira

Ligue para (21) 7627-0690 e veja como contratar serviços de organização e planejamento de carreira, consultoria, coaching, oficinas, cursos, workshops e palestras.


********************************************************************************



* Alê Barreto é formado em Administração com Ênfase em Marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Começou a atuar como administrador no setor cultural em 2003. Trabalhou com vários artistas independentes do RS. Em 2005 prestou serviços de produção executiva para Opus Promoções em shows nacionais (Acústico MTV Bandas Gaúchas), internacionais (Avril Lavigne, Steel Pulse) e festivais (Claro que é Rock, IBest Rock, Live n´ Louder). Em 2007 foi empresário da banda Pata de Elefante e um dos produtores executivos do disco "Um olho no fósforo, outro na fagulha", um dos melhores discos de 2008, segundo a revista Rolling Stone Brasil. Mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou entre 2008 e 2009 como gestor cultural junto a diretoria do Grupo Nós do Morro e produtor executivo de espetáculos como "Os Dois Cavalheiros de Verona" e "Machado a 3x4". Devido a sua intensa participação foi convidado a dar um depoimento sobre Nós do Morro no filme "O Rosto no Espelho" (Brasil, 2009), documentário de Renato Tapajós que investiga a relação entre os movimentos culturais de hoje e a transformação social, revelando um Brasil profundo e multicultural. Em 2009 ministrou repasse metodológico de gestão em produção cultural para grupos culturais do Acre em parceria com a Rede Acreana de Cultura e o SEBRAE. Desde de 2010 é aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes, onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural.

Em 2011 foi produtor executivo da "Missa dos Quilombos", composta em 1981 por Milton Nascimento, Pedro Tierra e Dom Pedro Casaldáliga, direção de Luiz Fernando Lobo, encenado pela Cia Ensaio Aberto no Armazém da Utopia, Cais do Porto, Rio de Janeiro. Veja fotos e trechos do espetáculo.

Escreve com frequência no blog Produtor Cultural Independente, canal de disseminação de informações (saiba mais), é autor do livro "Aprenda a Organizar um Show", colunista da revista Fazer e Vender Cultura e possui diversos textos recomendados na página de cultura e entretenimento do SEBRAE e em trabalhos de graduação e pós-graduação.

É um dos articuladores do projeto "Redes e Agentes Culturais das Favelas Cariocas", do Observatório de Favelas em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC-RJ) e patrocínio da Petrobras, iniciativa inédita que vai formar 100 jovens, de 15 a 29 anos, em produção cultural e pesquisa social em cinco favelas do Rio (Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Manguinhos e Rocinha).

********************************************************************************



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: