segunda-feira, setembro 05, 2011

Conversa sobre o tempo: que tal mudar "perfeição" por "realização"?


Divulgação do livro "Conversa Sobre o Tempo". Lançamento da Editora Agir.


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Hoje é segunda. E o instante que estou escrevendo este texto é precisamente 13h55.

Como todo mundo, tenho muita coisa para fazer. Além de ter muita coisa para fazer, sou um profissional autônomo, como boa parte das pessoas que atuam na indústria criativa no Brasil. Não recebo salário todo o dia 30. Então, além de ter muita coisa para fazer, tenho um fator que gera tensão no meu dia a dia: tenho que fazer coisas hoje que resultem na contratação dos meus serviços.

Muitas coisas para fazer, necessidade de gerar oportunidades de trabalho. Tem mais uma coisa: tenho que dar atenção para meus estudos. Estes estudos são o MBA em Gestão Cultural, o inglês, a pesquisa de conteúdo para o blog e minhas pesquisas sobre a organização da cultura.

Vamos lá de novo: muitas coisas, gerar trabalho, estudo. Tem ainda as tarefas domésticas. Tem também o cuidado com a qualidade de vida. Tem o cuidado com a vida afetiva. Quanto mais parar para pensar, mais atividades vão surgir. Só que agora já são 14h05.

Planejar é ótimo. Listar as atividades do dia? Melhor ainda. Mas tudo isso acontece ao sabor dos minutos, ao sabor das horas.

Que tal começar esta semana com uma postura mais independente? Que tal mostrar para você mesmo que é possível, além de produzir shows e projetos, "produzir" boa parte do seu destino?

Uma postura profissional independente exige a prática diária de um esporte chamado "administração do tempo". Quanto mais praticarmos este esporte, mais conseguiremos realizar.

Mas quando realizamos algumas coisas, temos que estar cientes que ao mesmo tempo não realizamos muitas outras. Um profissional independente tem consciência disso.

Pior que não realizar tudo o que queremos é perder o tempo que temos tentando ser perfeccionistas. É preciso descobrir o prazer de realizar o que está ao nosso alcance.

Pare de imitar discursos do tipo "tenho que fazer tudo ao mesmo tempo". Stephen R. Covey, em seu livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes", ensina:

"(...) organize e execute em torno das prioridades".

Lembre: o ótimo é inimigo do bom. Ao começar a fazer, a produzir mais coisas, você perceberá que tem muito mais capacidade do que imagina.

Bons produtores aprendem que "realização", com qualidade e organização, traz mais bem estar do que "perfeição" neurótica, aquela de que "nunca nada está bom".

Agora são 14h36. Depois de realizar suas prioridades, assista também o debate e lançamento do livro "Conversa Sobre o Tempo", escrito por Zuenir Ventura, Luis Fernando Veríssimo e Arthur Dapieve.




*********************************************************************************

O Produtor Cultural Independente está construindo a próxima turma do curso "Aprenda a Produzir um Artista" no Rio de Janeiro. É fácil participar. Inscreva-se!


Turma de Belo Horizonte (julho de 2011)/foto: Patrick Azevedo


Leia rapidamente informações sobre o curso e participe!



*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: