sábado, agosto 27, 2011

Sociedade: Petrobras realizou seminário para fomentar discussão sobre possibilidades de desenvolvimento a partir do conceito de redes



Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Sexta passada participei do seminário "Cibercultura e Transformação Social".



Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras, iniciou o seminário fazendo uma breve apresentação dos participantes.




Pierre Lévy é um dos principais pesquisadores do mundo sobre a comunicação na internet. Escreveu vários livros como "As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática" (1993), "Cibercultura" (1999), "A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência" (2001) e "Ciberdemocracia" (2004). Trabalha na Universidade de Ottawa no Canadá.

[Parênteses: achei um site que tem informações sobre vindas anteriores recentes do Pierre Lévy ao Brasil e um paper com sua atual pesquisa em andamento]




Heloisa Buarque de Holanda é coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea/ Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ, diretora da Aeroplano Editora, curadora do Portal Literal (www.literal.com.br) e estudiosa da cultura da periferia.




Marcus Vinicius Faustini é responsável pelo projeto Agência Redes para a Juventude.


Eliane Costa explicou que a ideia do seminário parte de um leitura do momento interessante e importante em que estamos vivendo. As novas tecnologias de informação e comunicação oferecem grandes possibilidades de universalização do conhecimento. Neste contexto, o Brasil tem sido apontado em pesquisas internacionais como um case no que se refere à capacidade e velocidade de absorção das redes sociais e das tecnologias digitais. Segundo pesquisas, 1/3 do acesso a internet vem das lan houses. E o Brasil não tem se destacado apenas no que tange ao uso destas tecnologias, mas também por estar discutindo o uso das mesmas. Desde outubro de 2009 está em andamento o projeto para a construção colaborativa de um marco regulatório civil da internet no Brasil. Governantes de países como a França e Inglaterra tem se posicionado de forma polêmica.

Sobre as divergências de entendimento sobre as novas possibilidades oferecidas através das redes, Eliane Costa citou uma frase de Pierre Lévy:

"As técnicas criam novas condições e possibilitam ocasiões inesperadas para o desenvolvimento das pessoas e das sociedades, mas não determinam automaticamente nem as trevas nem a iluminação para o futuro humano".

Na sequência, Pierre Lévy iniciou sua exposição do tema "Horizons of Knowledge in The Digital Era".

Segue abaixo a transcrição do slide apresentado:

Evolution of Mediasphere

Digital Medium (from 2000) Ubiquity, interconnection and automatic manipulations of symbols, Social Media, New Sign Systems. Knowledge economy.

Mass Media (From 1500) Massive technical self-reproductions and diffusion of the alphabet and other cultural signs. New languages (animated images, etc.). Scientific notation progress. Industrial economy.

Alphabet (From - 1000) Digitalization and universalizations of writing reduced to thirty phonetic signs. Notation of numbers by position, zero. Commercial economy.

Writing (From - 3000) Autonomous technical memory of language. Idéographic Signs. Numerals, measurement units. Agricultural economy.

Orality (From - 300.000) myths, rites, oral transmission, memory inscribed in matter. Icons. Arts of memory. Hunting-gathering economy.

[Parênteses: este slide sintetiza uma boa parte do conteúdo presente em seu texto a revolução contemporânea em matéria de comunicação]


Sobre o "Digital Medium", Pierre Lévy falou:

"Eu tenho certeza de que estamos bem no início desta revolução e não temos ideia do que vai acontecer na próxima geração. Se você perguntasse aos romanos se seria possível as pessoas pegarem aviões, construírem bombas nucleares, seria impossível eles entenderem. Estamos na mesma situação. Não dá para imaginar o que a próxima geração irá construir.

Este novo meio que eu chamo de meio digital é baseado em 3 grandes características:

- interconexão: qualquer coisa pode ser conectada na rede;
- ubiquidade: sempre que uma coisa está em algum lugar na rede, está ao mesmo tempo disponível em toda parte na rede;
- e a mais importante, o crescimento do poder de computação, a habilidade de manipular automaticamente os símbolos. É isso que os softwares fazem. E todas estas transformações em bits podem ser feitas por máquinas.

Se você colocar estas três coisas juntas, aí dá para entender que estamos explorando um ambiente totalmente novo para a comunicação humana".



Nos próximos posts apresentarei as falas do Pierre Lévy sobre evolução política, divisão digital, empoderamento, síntese e transparência e as ideias apresentadas pela Heloisa Buarque de Holanda. Não pude ficar até o momento da apresentação do Faustini, mas já fica aqui dois links muito legais sobre a forma de atuação dele:

Guia Afetivo da Periferia

Agência Redes para Juventude


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Estamos construindo nossa próxima turma no Rio de Janeiro!


Turma de Belo Horizonte (julho de 2011)/foto: Patrick Azevedo


Inscreva-se até quarta, 31 de agosto. Com mais 7 pessoas o curso será realizado no sábado dia 3 de setembro.

"Aprenda a Produzir uma Artista" é um curso intensivo, rápido e acessível que ajudará você a organizar os seus primeiros passos ou práticas profissionais para melhorar a administração de uma carreira artística.




O que você vai estudar neste curso?

• O que é produzir um artista?
• Que artista pode ser produzido?
• Quem pode produzir um artista?
• Produtor, empresário, agente artístico e representante: semelhanças e diferenças
• Atividades básicas de um produtor (atendimento/ comunicação/ secretariado/agenciamento/captação de recursos/financeiro)
• Atividades avançadas de um produtor (planejamento de marketing/ planejamento de comunicação/ planejamento estratégico)
• Recursos importantes para produção de uma banda
• Kit inicial de comunicação para banda
• Noções básicas sobre atendimento
• Noções básicas sobre condução de reuniões
• Noções básicas sobre apresentação de projetos
• Noções básicas sobre negociação e agenciamento
• Avaliação de risco de propostas de trabalho
• Formatos de trabalho saudáveis
• Critérios para boas relações de trabalho
• Como cobrar pela realização do seu trabalho
• Gestão de expectativas (objetivos/reuniões de acompanhamento)


Participe da nossa próxima turma: faça sua inscrição hoje



A inscrição é feita através do envio de dados dos participante e comprovante de depósito digitalizado.


Envie uma mensagem via e-mail para alebarreto@gmail.com conforme o modelo abaixo:



Assunto (subject): Inscrição no curso “Aprenda a Produzir um Artista" no Rio de Janeiro previsto para 20 de agosto de 2011
Mensagem:

Eu, [COLOCAR SEU NOME COMPLETO], CPF nº [COLOCAR O NÚMERO DO SEU CPF], aceito e concordo com as orientações recebidas sobre a realização do curso e sobre como participar do curso “Aprenda a Organizar um Show”, com data de realização prevista para o dia 3 de setembro, das 14h às 18h, no Espaço Ideal Eventos, na rua Santa Luzia, 760, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Seguem abaixo meus dados e em anexo o meu comprovante de depósito:

Nome completo:
Data nascimento: dia/mês/ano
Número do CPF:
Endereço:
Cidade:
Estado:
Telefone para contato:
E-mail:
Data que foi realizado o depósito: dia/mês/ano


Declaro ainda que estou ciente que a condição para a realização do curso na data prevista é a existência de um grupo mínimo de 10 (dez) pessoas com sua inscrição paga antecipamente.


Como pagar sua inscrição



Efetuar um depósito de dinheiro em espécie no valor de R$ 100,00 (cem reais) até o dia 31 de agosto de 2011 na seguinte conta corrente

BANCO ITAÚ
FAVORECIDO: ALEXANDRE BARRETO
AGÊNCIA: 0280 (zero dois oito zero)
CONTA CORRENTE: 00019-1 (zero zero zero um nove dígito um)

No momento ainda não estamos trabalhando com cheque e cartão de crédito.




Digitalize o comprovante (arquivo eletrônico em PDF, JPEG, etc.) e envie anexado num e-mail com seu nome e telefone de contato para alebarreto@gmail.com


Confirmação de inscrição

O participante terá sua inscrição confirmada após serem conferidos seus dados e feita a conciliação bancária (cruzamento da informação do comprovante digitalizado recebido com extrato da conta bancária)


Informações

Informações sobre detalhes do curso e processo de inscrição poderão se obtidas diretamente com Alê Barreto através do fone (21) 7627-0690, de hoje até o dia 17 de agosto, das 9h às 19h, inclusive feriados, sábado e domingo ou pelo e-mail alebarreto@gmail.com

P.S.: às vezes circulo com o celular pelo metrô e falha o sinal. Tenha tranquilidade.


Condição para realização do curso

Para que o curso seja realizado é preciso haja inscrição de no mínimo 10 participantes. Caso o número mínimo não seja atingido, a organização do curso reserva-se o direito de cancelar ou transferir a data do mesmo. Nesta situação as pessoas que fizeram o pagamento de sua inscrição poderão receber o valor integral pago ou utilizarem como crédito para nova data agendada do curso.

As vagas são limitadas: capacidade máxima da turma é de 30 pessoas.


Condição para participação no curso

Para participar no curso é necessário:

- haver vagas;
- aceitar o formato de inscrição proposto;
- ter efetuado o depósito de dinheiro em espécie na conta-corrente indicada e ter enviado dados de inscrição e o comprovante de depósito até o dia 17 de agosto de 2011.


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Participe como voluntário do Escritório coletivo independente!


Foto: Patrick Azevedo


Saiba mais


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


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O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

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