quarta-feira, agosto 03, 2011

Networking: aprenda a construir e gerenciar relacionamentos




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


No livro “O Avesso da Cena”, Romulo Avelar define o produtor cultural como “o profissional que cria e administra diretamente eventos e projetos culturais, intermediando as relações dos artistas e demais profissionais da área com o Poder Público, as empresas patrocinadoras, os espaços culturais e o público consumidor”.

Esta definição ajuda-nos a perceber que a atividade de fazer acontecer um show, um vídeo, uma exposição, um evento, implica em dialogarmos com uma série de pessoas. Apesar disso, muitas vezes não nos damos conta que podemos aproveitar o movimento natural do nosso trabalho para fazer algo bastante produtivo: o networking.

Você sabe o que é networking? Segundo o Oxford Advanced Learner´s Dictionary, trata-se de “um sistema de desenvolvimento e manutenção de contato profissional com pessoas no mesmo negócio ou campo”. Todos fazemos isso, só que na maioria das vezes, fazemos de uma forma simples, sem planejamento e sem continuidade.

Exemplo: quantas vezes você já trocou cartões que nem se lembra onde guardou?

Ao pensar o networking como um sistema de desenvolvimento, vamos além da simples noção de que temos que estar em todas as festas e eventos, como políticos em campanha eleitoral, para “fazer uma social”, "causar boas impressões" e “trocar cartões”.

Trabalhar de forma inteligente com o conceito de networking é aprender a construir e gerenciar relacionamentos.

Você está aberto para que as pessoas o conheçam?

Você está aberto para conhecer as pessoas?


Assista o vídeo acima do palestrante Mario Persona e aprenda como tomar iniciativas para criação de relacionamentos.


*********************************************************************************

Produtor Cultural Independente lança em agosto um programa de capacitação



O Produtor Cultural Independente, em parceria com o Espaço Ideal Eventos (www.espacoidealeventos.com.br), irá realizar a partir de agosto um programa continuado de capacitação para atuação em arte, comunicação, cultura e entretenimento, no Rio de Janeiro e a partir de setembro em São Paulo.

Serão 6 cursos que oferecem uma formação básica e aplicada. Farão parte deste programa os cursos "Aprenda a Organizar um Show" e "Aprenda a Produzir um Artista".

Quem realizar todos, receberá um certificado que comprova a participação em todo o programa de qualificação.

Acompanhe as próximas notícias e seja um produtor cultural independente!


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: