segunda-feira, agosto 22, 2011

Consumo: conheça o conceito de tryvertising e aprenda que produto gratuito também tem valor




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Muita gente acredita que "valorização profissional" implica em sempre cobrar pela execução de um trabalho. Não é bem assim. Há muito mais questões que envolvem a decisão de cobrar ou não cobrar.

Isso não é filosofia. Estou falando de algo prático. Há anos pessoas e empresas oferecem produtos e serviços grátis e pagos. Quase todas as estratégias de lançamento de novidades no mercado trabalham com promoções. As empresas planejam a oferta de um determinado volume de produtos ou serviço, sabendo antecipadamente que eles não irão gerar dinheiro diretamente.

Mas se não gera dinheiro diretamente, o que as empresas ganham com isso? Aprendem a entender como funciona o universo da experiência de consumo.

Assista a reportagem do programa Mundo S/A da Globo News (vídeo acima) e a reportagem da Meio & Mensagem sobre a abertura da loja Sample Central (vídeo abaixo).



De que forma você pode utilizar este novo conceito em seu empreendimento criativo?


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: