quarta-feira, agosto 17, 2011

Independência: Produtor Cultural Independente é convidado por Leonardo Brant para debater o assunto no Cultura e Mercado




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Dia 9 de agosto o consultor Leonardo Brant publicou em seu site Cultura e Mercado o texto "Independência ou Morte".


Di 10 de agosto, recebi um




tweet, com o convite para participar do debate.

Demorei um pouquinho, mas hoje fui lá participar do debate. Primeiro assisti o vídeo



e depois elaborei o meu comentário. Tentei postar duas vezes o comentário, mas acho que o problema é a minha internet que está falhando hoje. De qualquer forma, aí vai o comentário.


Olá Leonardo e colegas do debate:

Cheguei um pouquinho atrasado! O Leonardo mandou uma direct message via tweeter para mim dia 10/08 e só agora consegui ler com atenção o texto “independência ou morte”.

Acho que o conceito de “independente”, nos dias de hoje, é muito atrelado as noções de interdependência e complexidade. Fica difícil enxergar o contorno dos limites (se é que existem…) entre o que se pode chamar de independente e o que não é independente.

Ao ler você falar “(…) Em tese, produtor independente é aquele empreendimento desatrelado de conglomerados de mídia e entretenimento, capazes de potencializar sua performance empresarial por força e poder do grupo a que pertence”, não entendo como “blindar” isso da aproximação de empresas, orgãos públicos, ONGs e pessoas físicas. Qualquer interação que você faça, acontece próximo a estes quatro grupos.

O que é estar desatrelado de conglomerados de mídia e entretenimento? É não participar das redes de TV, rádio e jornal tradicionais? Mas o Google, o Twitter, o Facebook, o MySpace, o Youtube, que os independentes adoram, são conglomerados tão potentes quanto as redes que você cita.

Acho que independência é um processo. Partimos de um ponto rumo à evolução deste patamar. Similar ao desenvolvimento humano: nascemos completamente dependentes e vamos aos poucos ficando independentes. Nem todos seguem este caminho.

Concordo com você em um aspecto que pouca gente fala no Brasil. Utilizando discursos e retórica impecável com as tags "liberdade”, “juventude”, “coletivo”, “circuito alternativo”, “inclusão” e até (pasmem) “economia solidária”, muitas pessoas vem se especializando em garantir o sustento de atividades privadas com orçamento público. Muitos festivais e eventos estão funcionando assim.

Pra mim, quem vive só de orçamento público, além de não ser independente, está criando uma espécie de “bolha” no mercado cultural brasileiro. As pessoas ficam com a falsa noção de que “está tudo bem”, mas no momento que o recurso público for interrompido, a atividade será interrompida também de forma abrupta, prejudicando toda a cadeia produtiva da economia criativa envolvida.

Gosto também de pensar que independência é liberdade de ação. Seja para criar, seja para escolher “como” realizar.

Por isso apoio muito atividades de capacitação. Com discernimento, as pessoas podem construir um modo de vida independente, que tornará mais viável produzir arte, comunicação, cultura e entretenimento de forma diversa, para os mais variados gostos.

Muito saudável poder falar disso. Parabéns pela provocação!
Aprendo muito com você.

Um abraço!

Alê Barreto



*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: