segunda-feira, julho 11, 2011

Segundo dia da Oficina de Produção e Gestão Cultural com Romulo Avelar no CCJF (RJ)




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Gente! A imersão no curso do Romulo Avelar no Rio de Janeiro e a minha vinda para Belo Horizonte me trouxeram tanto aprendizado, tantos encontros com pessoas criativas, interessantes e que estão realizando coisas tão bacanas, que somente hoje consegui retomar as minhas funções de blogueiro.

O segundo dia da oficina começou com o tema políticas públicas. O assunto é vasto. Mas Romulo soube fazer um recorte muito prático sobre a questão, primeiro contextualizando o que são políticas públicas (orientação que um governo estabelece para o trato de determinada matéria de interesse da sociedade), diferença entre política de estado e política de um governo, equívocos que ocorrem com a utilização do dinheiro público quando um governo trabalha com a "política de eventos". Muitas vezes uma prefeitura opta por contratar poucos artistas por preços exorbitantes ao invés de organizar uma programação cultural mais diversa com a partipação de mais artistas. Isso acontece na sua cidade?

Romulo falou também das leis de incentivo. Sua visão é de que elas existam, mas que sejam também criados mecanismos de financiamento da cultura através de fundos.

Abre parênteses: eu acho que não dá mais para o Estado brasileiro trabalhar uma diversidade imensa de necessidades de financiamento com uma única lei. Algumas pessoas acham que a questão é somente melhorar ou alterar a lei Rouanet. A necessidade de financiamento tem uma variação imensa. No mínimo, você tem duas necessidades: pessoas que buscam recursos para viabilizar ações culturais sem a intenção de criar um negócio (mas que envolvem uma cadeia produtiva de pessoas que vive da prestação de serviços artísticos e culturais) e pessoas que necessitam recursos para alavancar empreendimentos de economia criativa. Fecha parênteses.

O segundo grande tema tratado no dia foi "A relação com as empresas". Foi muito interessante a seguinte reflexão: no setor cultural muitas pessoas acreditam ainda que patrocínio é filantropia. E não é. Na direção do esclarecimento desta questão, faço coro com o Romulo Avelar: chega de pensar em pedir patrocínio. Prospectar empresas para patrocínio não é pedido de ajuda. O patrocínio está relacionado a marketing.

Abro novamente parênteses. Nos anos 90, houve uma grande tensão política no Brasil por conta da abertura de mercado. Quem é socialista (ou simpatizante), associou quase tudo que estivesse relacionado a marketing a uma "invasão capitalista". Imagine neste ambiente o Ministério da Cultura da era FHC propagar a ideia "cultura é um bom negócio". Por outro lado, quem era 100% favorável ao liberalismo (que no período foi rebatizado como "neoliberalismo"), achou que a única coisa que poderia estimular e viabilizar a cultura no país era pensá-la tendo sempre como ideia central a noção de marketing (que no período ganhou o nome de "marketing cultural"). Para mim, marketing é uma ferramenta, que inclusive auxiliou e auxilia até hoje a mobilização de pessoas para importantes causas e importantes transformações sociais. Mas a cultura não necessita, no meu entendimento, somente marketing. o que precisamos para estimular, arte, comunicação, cultura e entretenimento é entender que organização é a base de tudo. E para nos organizarmos, precisamos contribuição de profissionais de todas as áreas. Fecha parênteses.

Ao falar sobre a utilização das ferramentas de marketing para obtenção de recursos para atividades culturais, Romulo aprofundou detalhes importantes sobre a comunicação e a venda do projeto.


Pontos interessantes que destaco e compartilho aqui com todos vocês:

- políticas públicas são assuntos que facilmente tomam o nosso tempo, como um labirinto. Organize a forma de sua participação.

- ganhe tempo na busca de empresas patrocinadoras. Crie um roteiro para uma rápida análise de quem pode patrocinar. Não envie projetos para empresas que não tenham nada em comum com o que você está planejando fazer.

- o livro "Marketing Cultural" do Roberto Muylaert traz exemplos muito interessantes sobre como eram realizados projetos nas décadas de 80 e 90.


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


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