domingo, julho 31, 2011

Novas opções: produzir arte, comunicação, cultura e entretenimento com liberdades de escolha


Reportagem sobre a participação de Amartya Sen e Emma Rothschild, historiadora econômica, para a conferência "Justiça, Valores e Economia Política"


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Quinta-feira passada, tive um agradável encontro com Ana Carla Fonseca Reis, nas aulas do MBA em Gestão Cultural. Eu tenho uma grande afinidade com o pensamento dela. Então lembrei de criar aqui uma provocação, a partir de um trechinho do artigo "Economia da Cultura e Desenvolvimento: estratégias nacionais e panorama global", que ela publicou no livro "Economia da Cultura: ideias e vivencias", organizado por ela e pela Kátia de Marco (disponível para download na barra lateral direita).

"Dentre as várias definições possíveis de desenvolvimento, uma das mais professadas foi cunhada pelo economista indiano Amartya Sen. Para ele, desenvolvimento requer a expansão das liberdades de escolha - que, por sua vez, exigem não apenas a possibilidade de fazer uma escolha (ou seja, ela estar disponível), como também ter a capacidade de refletir a respeito do que se quer escolher, ao invés de escolher o que os outros (a mídia, a opinião pública, a crítica especializada) nos levam a querer".

Concordo com ela. Concordo com o Amartya Sen.


Mais conteúdos inteligentes para pensarmos nesta importante noção: expansão das liberdades de escolha.


A internet como ferramenta de mudança



Entrevista de Paulo Sérgio Pinheiro, diplomata, integrante da Comissão de Mortos e Desaparecidos do Governo Federal e ex-secretário nacional de Direitos Humanos, ao site Observador Político, sobre as revoluções contemporâneas.


Marco civil da internet: pensar antes nos direitos e depois na punição



O termo "AI-5 digital" vem sendo utilizado por ativistas da internet livre que já conseguiram apoio de 160 mil pessoas na petição online “Pelo veto ao projeto de cibercrimes – Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento da internet brasileira”.

Leia o excelente texto "O AI-5 digital" publicado por Paula Thomaz na revista Carta Capital.

Conheça também o Marco Civil Regulatório da Internet


Estimular a leitura é uma iniciativa que amplia as liberdades de escolha



Aos oitos anos, Otávio Júnior passou em frente a um lixão e encontrou um livro. A leitura foi uma porta para ampliar suas liberdades de escolha.

Leia a reportagem Livreiro do Alemão cria "barracoteca" na favela, de Emilio Sant´Anna, publicada na Folha de São Paulo, e veja o que ele escolheu fazer com a sua liberdade.

Conheça o projeto no blog Ler é 10.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: